Como e porque você deve consumir Cúrcuma

como e porque voce deve consumir curcuma - Como e porque você deve consumir Cúrcuma
Como e porque você deve consumir cúrcuma – created by jigsawstocker/freepik

Você já ouviu falar em cúrcuma ou curcumina? Sabe como e porque você deve consumir a cúrcuma? Quais seus benefícios? Então, acompanhe o post até o final! 

Presença marcante nas especiarias da culinária indiana, com aroma característico e cor intensa, a cúrcuma ou açafrão-da-terra, vem ganhando cada vez mais os holofotes da Ciência e das pessoas que buscam informações para cuidar da saúde da forma mais natural possível, almejando uma melhor qualidade de vida.

Diversos estudos comprovam os efeitos positivos para a saúde em consequência do uso da cúrcuma. Por possuir funções antioxidantes e anti-inflamatórias, favorece o controle de dores musculares, artrite, altos níveis de gordura no sangue, ansiedade, e também ajuda a prevenir doenças que afetam a memória, como o Alzheimer. 

Os benefícios são inúmeros e não param por aí! Acompanhe o post e saiba mais! 

Índice do Conteúdo

O que é a cúrcuma?

A cúrcuma, de nome científico Curcuma longa, é uma planta da mesma família do gengibre. Embora possua folhas verdes, a parte utilizada para fins culinários e medicinais é a da raiz, que tem uma casca marrom-clara e seu interior é amarelo-alaranjado. O curry indiano e a mostarda americana, por exemplo, devem suas cores a essa raiz, que também é usada como corante. 

O princípio ativo da planta é a curcumina, principal polifenol natural encontrado na Curcuma longa. É daí que vem as propriedades benéficas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, anticâncer, entre outras,  das quais falaremos mais ao longo do post.

=> Saiba Mais: O que é Alzheimer

Porque ela é tão importante? Quais seus benefícios? 

porque consumir curcuma - Como e porque você deve consumir Cúrcuma
Porque consumir curcuma – created by rawpixel.com/freepik

Sobre as propriedades destacadas anteriormente, tais resultados são possíveis, porque a curcumina interage com inúmeras moléculas do nosso corpo, interferindo nas funções metabólicas, potencializando nosso sistema imunológico e favorecendo a função renal, trazendo proteção ao fígado. 

Sabemos que as doenças passam por diferentes fases de desenvolvimento e o ideal é poder atuar de forma preventiva, por exemplo, cuidando da alimentação, mantendo as consultas e exames médicos em dia, praticando atividades físicas, entre outras possibilidades. 

Neste sentido, a curcumina é favorável como uso preventivo, mas também foi verificado que ela pode ser benéfica em outros estágios de algumas enfermidades. Veja a seguir.

Uma pesquisa realizada com um grupo de pessoas adultas, com idades entre 50 e 90 anos e que apresentavam queixas relacionadas à falta de memória, por meio da utilização da cúrcuma, duas vezes ao dia, durante 18 meses, apresentaram melhoras relevantes em termos de habilidades de atenção e memória. 

Um melhor desempenho cognitivo é verificado em adultos indianos mais velhos, bem como é reconhecida a baixa incidência de Alzheimer nesta população, segundo estudos epidemiológicos.

Quanto aos benefícios, entenda como é a atuação da curcumina:

Ação antioxidante

Hábitos alimentares inadequados, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, excesso de medicamentos, entre outras práticas adotadas no dia a dia, levam a um processo de oxidação no corpo, que em excesso, prejudica seu funcionamento, causando distúrbios no sistema imunológico e levando ao envelhecimento precoce, só para citar algumas consequências.

A ação antioxidante é importante para prevenir e equilibrar o nosso organismo, evitando situações mais graves ou restabelecendo-o em alguns estágios mais avançados de doenças.

Ação anti-inflamatória

A inflamação no corpo tem a função importantíssima de sinalizar que algo não está bem e precisa de atenção. Quando em excesso, pode levar a condições crônicas. Algumas pesquisas apontam que existem doenças desenvolvidas em meio a processos inflamatórios, dentre as quais podemos destacar: obesidade, diabetes, depressão, alergias, câncer, artrite, doença cardiovascular, entre outras.  

A ação anti-inflamatória produzida a partir do uso da curcumina apresenta uma medida significativa de prevenção para diversos tipos de doenças.

Prevenção e tratamento de doenças

Os estudos avançam para que a curcumina também seja utilizada como tratamento do câncer, já que suas propriedades têm sido verificadas como positivas para diminuição de lesões cancerígenas. 

Já mencionamos sobre a eficácia na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, o mesmo é válido para as doenças cardíacas. Há ainda comprovação de excelentes resultados para pacientes com artrite, depressão e para prevenir o envelhecimento precoce.

Porém, para usufruir de todos os benefícios deste polifenol, é importante saber a forma correta de consumo, pois sua absorção pelo organismo não é tão simples.

=> Saiba Mais: 7 Alimentos para aumentar a imunidade

Como deve ser consumida  

como consumir curcuma - Como e porque você deve consumir Cúrcuma
Como consumir cúrcuma – created by freepik

Assim como acontece com outras substâncias, é importante saber a dose certa e se o corpo assimila bem ou não o que é consumido.

A curcumina tem baixa biodisponibilidade no nosso corpo, em outras palavras, uma má absorção, em função da rápida metabolização e eliminação. É por isso, que é comum encontrar a opção em cápsulas para que a concentração ingerida seja adequada. 

Mas não é só isso! Para aumentar a biodisponibilidade da curcumina no organismo, é importante que ela esteja associada a outra substância chamada piperina, que é o componente ativo principal da pimenta-do-reino! Ou seja, nos suplementos normalmente encontraremos a curcumina e a piperina juntas para que os resultados sejam eficientes.

Só para ter uma ideia, ao associar as duas substâncias, o aumento da biodisponibilidade da curcumina no corpo é de 2.000%. Lembre-se, no entanto, de procurar um profissional de saúde para orientar o que é melhor para o seu caso.

Cuidado com a procedência e a validade

Outro detalhe muito importante é cuidar da procedência da cúrcuma, bem como do vencimento. A substância vencida tem tanto as propriedades quanto os benefícios alterados. Além disso, para o consumo como condimento, é importante saber que alguns lugares adulteram a cúrcuma em pó com amido de milho.

É possível e muito fácil plantar o açafrão em casa. Você pode optar por um canteiro, vaso ou jardim. Para isso, utilize raízes orgânicas, que podem ser adquiridas em feiras livres ou comércios apropriados, e verifique se elas estão saudáveis (sem fungos, por exemplo).

Deixe-as em um lugar fresco e seco, pois à medida que vão “envelhecendo”,  elas brotam com pequenas folhas e raízes. Depois é só enterrar as raízes em um vaso com terra bem soltinha, deixando as folhas para cima e regar para deixar a terra úmida, mas sem encharcar. É importante escolher um lugar que receba bastante luz solar.

Elas vão começar a dar folhas verdes e grandes. Quando as folhas começarem a amarelar e cair, é o momento da colheita. Basta tirar da terra, lavar, consumir e aproveitar seus inúmeros benefícios.

=> Saiba Mais: Mitos e verdades sobre o Diabetes Mellitus

Considerações

Espero que ao longo desse post você possa ter entendido como e porque você deve consumir a cúrcuma. E assim, incluí-la no seu dia a dia como uma boa prática para desfrutar de uma vida longa e saudável. 

 

E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mulheres possam saber Como e porque você deve consumir cúrcuma! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários para eu te responder!

 

Até a próxima dica! 2764 - Como e porque você deve consumir Cúrcuma

 

*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.