O corpo humano é composto por mais de 70% de água, e quando estamos com sede significa que já estamos desidratados.
A desidratação crônica causa envelhecimento e doenças, pois o organismo “rouba” água dos órgãos para suprir a falta de líquido nos tecidos.
Ela é um ingrediente fundamental no transporte e diluição de substâncias e nutrientes, eliminação de toxinas e filtração renal.
A quantidade ideal a ser consumida varia de pessoa para pessoa, de acordo com o peso corporal, a atividade física e o clima onde vive, entre outros.
Em média precisamos de 2 litros por dia. Podemos calcular a necessidade ideal de cada pessoa, de maneira geral, com a seguinte fórmula: Peso x 0,03. Lembrando que cada pessoa tem suas peculiaridades.
Veja abaixo alguns dos incríveis benefícios à sua saúde ao se consumir água regularmente, um ingrediente abundante e barato:
Índice do Conteúdo
Aumenta Seu Desempenho Físico e Mental
As células transportam a água, rica em oxigênio, até o cérebro e quanto mais oxigênio o cérebro tiver:
– mais rápida sua reação;
– maior sua concentração ;
– melhor será seu desempenho físico e mental .
Com a perda de água através da transpiração em atividades físicas, nosso desempenho piora, e para melhorar precisamos nos reidratar.
Água Retarda o Envelhecimento
O grande “ ingrediente” para ter uma pele de bebê por mais tempo é a AGUA!
Entre as células há a presença de um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele. Esse líquido intersticial é diretamente proporcional ao consumo de água.
Quanto mais água ingerimos, maior a quantidade de líquido intersticial, e menor o processo de envelhecimento da pele. Mantendo a pele hidratada, saudável, brilhante, sem rugas e favorecendo a eliminação das toxinas. Mantendo também o tônus muscular.
A água, junto com o uso frequente do protetor solar, ajudará a manter a sua beleza natural por mais tempo!
Água Previne Câimbras
A câimbra é uma contração involuntária da musculatura, causada por um desequilíbrio na quantidade de água em nossos músculos.
Manter uma ingesta adequada e regular desse líquido ajuda a manter o equilíbrio hidroeletrolítico.
Água Controla Pressão Arterial
Um estudo realizado pela Vanderbilt University Medical Center, mostrou que a água pode aumentar a pressão do sangue, pois ela aumenta a atividade do sistema nervoso, que controla a atividade nos vasos sanguíneos.
Consequentemente diminui a densidade do sangue e previne o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo, melhorando sua saúde.
Diminui Risco de Problemas Cardíacos
O consumo regular e em quantidades adequadas desse líquido, diminui as chances de pessoas sofrerem ataques cardíacos, pois o sangue se torna mais diluído, fluindo com mais facilidade pelos vasos sanguíneos.
Um copo de água uma hora antes de se deitar é indicado para evitar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).
Fortalecimento dos Ossos
Alguns refrigerantes gaseificados, apresentam ácido em sua formulação, fazendo aumentar a quantidade de ácido no sangue.
E para compensar, o nosso organismo usa seus minerais, inclusive o cálcio, para diminuir a acidez, e caso não encontre o cálcio disponível no sangue , irá “retirá-lo” dos ossos, danificando-os.
Já a água não acarreta esse processo, pelo contrário, melhorara a cartilagem, dando mais flexibilidade e diminuindo o dano as articulações.
Água Melhora o Metabolismo
Estudos sugerem que beber água em boas quantidades todos os dias estimula o metabolismo, e a eliminação de substâncias tóxicas, garantindo o equilíbrio hídrico.
O metabolismo é mais “despertado” quando à consumimos pela manhã, de acordo com os indianos e japoneses, que usam a água como medicamento de cura de dentro para fora.
Prevenção de Doenças
A desidratação contribui para o aparecimento de doenças como alergias, asma, constipação, enxaqueca, Artrite Reumatóide, entre outras.
A ingesta contínua desse ingrediente também dificulta a formação de cálculo renal, devido a constante filtração do rim e excreção de nutrientes não mais necessários.
Auxilia também na absorção de vitaminas hidrossolúveis como a vitamina C e as vitaminas do complexo B, evitando assim a hipovitaminose.
Água Emagrece
Ela aumenta a atividade do sistema nervoso, e consequentemente eleva o nível de energia gasto.
Beber 2 copos de água 30 minutos antes da refeição, e em intervalos regulares durante o dia, ajuda você a comer menos (mantém o estômago “cheio” e aumenta a saciedade) e controlar o peso, pois você irá ingerir menor quantidade de alimento.
E quanto mais água ingerimos, mais urinamos, mais aceleramos o metabolismo e a remoção de toxinas, aumentando assim a queima de gorduras.
Conheça alguns alimentos ricos em água:
- Pepino
- Alface Americana
- Repolho
- Tomate
- Abobrinha
- Morango
- Melância
- Melão
- Abacaxi
- Pêssego
- Laranja
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
QUER APRENDER AS MELHORES RECEITAS DE MARMITAS SAUDÁVEIS?
Melhora a Função Intestinal
A constipação ou o intestino preso ocorre, entre outras causas, devido ingesta de pouco líquido e/ou fibras.
Um ótimo tratamento para a constipação é aumentar a ingesta de fibras e água, onde a primeira irá atuar na formação do bolo fecal e a segunda irá lubrificar as paredes intestinais facilitando a movimentação do bolo fecal.
Aumenta a Disposição e Diminui o Cansaço
Ao final do dia nosso corpo está desidratado e consequentemente se sente mais fadigado. Quando tomamos água regularmente esse cansaço é substituído por energia ao final do dia.
Concluindo
A água é um elemento essencial na sua vida, com inúmeros benefícios à sua saúde. Com a sua ingesta correta diariamente, conseguimos prevenir algumas doenças, aumentar nosso gasto calórico (emagrecer), e retardar o envelhecimento.
Água é vida, é abundante, é barata e não tem caloria!!!
E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mulheres possam conhecer os Incríveis Benefícios da Água! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários para eu te responder!
Até a próxima dica! ♥
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.