10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno

10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno - 10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno
10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno /criado por wayhomestudio/freepik

O inverno é uma estação querida por muitas pessoas e odiada por outras, mas, de qualquer forma, a pele sofre com os danos desse período. Assim sendo, ela deve receber atenção.

Ter uma pele saudável, macia e bonita é, com certeza, o desejo da maioria das pessoas. Então nada melhor do que fazer uma skincare para garantir isso. Leia este post até o final e confira 10 dicas para você prevenir o ressecamento da pele no inverno e aproveitar todos os benefícios de um corpo hidratado.

Índice do Conteúdo

Quais os sinais da pele seca 

A pele seca apresenta sinais facilmente identificáveis, como sensação de repuxamento, sensibilidade, irritação, ardência, coceira, descamação, vermelhidão, dentre outros.

Esses sintomas aumentam com a baixa umidade e o tempo seco ao longo do inverno. Até mesmo a pele oleosa está suscetível ao ressecamento durante esse período e a pele que já está seca, piora.

=> Saiba tratar a pele seca clicando aqui.

10 dicas de como prevenir o ressecamento da pele no inverno

Alguns cuidados são indispensáveis para manter a pele no inverno hidratada e sadia. Confira a seguir.

  • Fique de olho na temperatura

Durante o inverno, quem não tem vontade de um banho quentinho para manter o corpo aquecido? No entanto, cabe apontar que a temperatura influencia na qualidade da sua pele e pode provocar o ressecamento e aumentar a sensibilidade dela.

Evite banhos demorados com uma temperatura alta. 

  • Hidrate logo após o banho e durante o dia

Cuidados com a pele no Inverno Facial - 10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno
Hidrate a pele após o banho /designed by nensuria/Freepik

A bucha e o sabonete retiram a camada de gordura da pele e é a hidratação que irá repor a proteção dela.

Use sabonetes hidratantes e, logo após sair do banho, hidrate a pele utilizando produtos adequados para o rosto e para o restante do corpo. Os hidratantes podem ser de dois tipos:

  • umectantes e emolientes: atraem água para as camadas superiores da pele, tais como: mel, glicerina, aloe vera e ácido hialurônico; 
  • oclusivos: evitam a perda de umidade e devem ser usados à noite, tais como: manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, alantoína, dimeticona e vaselina.
  • Passe protetor solar

Se você não usa o protetor solar durante o inverno é hora de começar. A sua utilização no corpo todo deve ser diária e em uma quantidade suficiente para passar na pele. Não se esqueça de aplicá-lo durante o dia.

Todo mundo deve utilizar o protetor solar, pois ele previne doenças de pele, retarda o envelhecimento precoce e impede o aparecimento de manchas.

Evite se expor ao sol por muito tempo e sempre aproveite a luz solar antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde. Fora desses horários, os raios ultravioletas são mais fortes e danosos à saúde.

Escolha um produto que proteja contra os raios UVA e UVB, com um FPS de 30 ou mais, e que ofereça resistência à água.

  • Evite produtos com fragrâncias e álcool

Os produtos com fragrâncias e álcool aumentam o ressecamento da pele no inverno e causam, dentre outros problemas, irritação, coceira, vermelhidão e alergias. Por isso, opte por substâncias naturais que não vão agredir a pele.

  • Tenha um umidificador

O umidificador de ar, como o próprio nome diz, é um aparelho que tem a função de manter a umidade do ar de modo que garanta uma melhor qualidade de vida, principalmente no inverno e em locais secos. Alguns benefícios do seu uso são:

  • melhora a respiração; 
  • evita o ressecamento da pele no inverno;
  • possibilita um dia a dia com mais conforto;
  • melhora o sono;
  • evita doenças e dores de cabeça.
  • Diminua o uso de esfoliantes

A esfoliação é uma limpeza profunda da pele por meio de produtos que promovem descamação ou uma leve irritação com o intuito de remover as células mortas. 

Todavia, é preciso tomar cuidado com o uso contínuo de esfoliantes, sobretudo durante o inverno, visto que eles retiram a camada protetora da pele, deixando-a suscetível à vermelhidão, ressecamento e maior sensibilidade, o que já é comum durante o tempo seco e o frio.

Consulte um dermatologista para fazer esse procedimento em casa com segurança.

  • Beba água 

Melhora funcao intestinal - 10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno
Tome água para prevenir o ressecamento da pele /designed by rawpixel.com/Freepik

A água é o principal elemento para a manutenção da vida no planeta Terra. Muitas vezes, esquecemos de beber água no inverno, mas tenha sempre uma garrafinha em mãos e hidrate-se com frequência para garantir um bom funcionamento do seu corpo.

  • Use roupas com tecidos não irritativos

Vestir uma roupa e depois ficar com coceira ou alergia com certeza não é a sua vontade. Até mesmo no frio, o tecido da vestimenta faz diferença e algumas opções são algodão e linho. Os tecidos devem ser suaves e confortáveis.

Se você tem dermatite atópica (um tipo de alergia), compre roupas com tecido antialérgico.

  • Cuide do corpo todo

Cada área do corpo tem as suas especificidades. Use produtos adequados para o rosto, como óleo, sérum, gel e creme. Não esqueça de tratar a região dos olhos, retire sempre a maquiagem do rosto e faça a limpeza necessária.

Os lábios podem ser cuidados com batons hidratantes e o ideal é que estes tenham protetor solar.

Para o restante do corpo, você pode usar produtos mais pesados, como manteigas vegetais. Hidrate pés e mãos, no mínimo, duas vezes ao dia, além de cotovelos e joelhos, que são regiões mais secas do corpo e, constantemente, mais negligenciadas.

Até mesmo os fios não escapam: os cabelos ficam menos viçosos durante o inverno e o couro cabeludo pode sofrer com a descamação. Portanto, hidrate essa parte do corpo.

=> Saiba mais: Principais doenças respiratórias do inverno e como evitá-las!

  •  Tratamentos estéticos durante o inverno

Você também pode recorrer a tratamentos estéticos durante o inverno. Quer saber quais são os melhores? Leia um post sobre esse assunto aqui.

Considerações finais 

Neste post você viu como tratar a pele ressecada no inverno e o que você pode fazer para ter uma pele jovial e saudável. Portanto, invista em uma skincare que pode ser feita em casa a partir de cuidados básicos e sempre busque saber qual é o seu tipo de pele para fazer os tratamentos adequados. 

Vale a pena consultar um dermatologista para isso.

Acompanhe o nosso blog para receber mais dicas como essa e lembre-se: cuidar da pele no inverno é fundamental para a prevenção do ressecamento dela. Até o próximo post!

 

O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Compartilhe essa informação para que mais mulheres possam conhecer as 10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno! Deixe seu comentário abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.

 

Até a próxima dica! 2764 - 10 Dicas para prevenir o ressecamento da pele no inverno

 

*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.