10 maneiras práticas e fáceis de como reduzir as rugas do rosto

Tratamento Melasma - 10 maneiras práticas e fáceis de como reduzir as rugas do rosto
10 Maneiras práticas e fáceis de reduzir as rugas do rosto /Designed by senivpetro/Freepik

A pele reflete os sinais da passagem do tempo e isso é natural. Contudo, é possível reverter o envelhecimento da pele com alguns hábitos que devem ser feitos frequentemente para, desse modo, amenizar a aparência de cansaço e as rugas. Continue neste post que vamos mostrar como reduzir as rugas do rosto e o que você pode fazer para manter a saúde do seu maior órgão: a pele.

=> Saiba mais: Como e porque você deve tomar colágeno

Índice do Conteúdo

O que fazer para diminuir as rugas do rosto

Com o tempo, o colágeno e a elastina – proteínas responsáveis pela firmeza da pele – são danificados e produzidos em menor quantidade, o que deixa a pele com aspecto mais ressecada, flácida e com rugas.

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as rugas aparecem devido a questões genéticas e, principalmente, relacionadas ao estilo de vida, com uma redução de 50% das funções normais da pele até a meia-idade.

Em vista disso, o mais importante é investir em prevenção, pois rugas mais profundas são mais difíceis de serem tratadas.

No entanto, não se desespere se você já está com uma pele sem viço e com muitos sinais de expressão, porque é possível amenizar esse quadro.

 Saiba o que é bom para as rugas e como reduzir as rugas do rosto a seguir.

1. Evitar a exposição excessiva ao sol

Prevencao do Melasma - 10 maneiras práticas e fáceis de como reduzir as rugas do rosto
Como reduzir as rugas do rosto: evitar exposição excessiva ao sol /Designed by pressfoto/Freepik

Segundo a SBD, a radiação solar ultravioleta é prejudicial para a pele, pois causa queimaduras, fotoenvelhecimento e até mesmo o câncer de pele. 

Nesse sentido, investir em um protetor solar é fundamental, o qual deve ser usado diariamente para proteger a pele do corpo todo, até mesmo em dias sem sol.

Dê preferência para um de amplo espectro, ou seja, que protegem contra as radiações UV-A e UV-B. 

Além disso, use roupas com proteção solar e chapéu/boné para evitar o contato dos raios solares com a sua pele, inclusive o couro cabeludo.

2. Não fumar

De acordo com o Ministério da Saúde, o tabaco está associado ao envelhecimento cutâneo, haja vista que as substâncias tóxicas do cigarro impedem a renovação celular e a circulação sanguínea, fundamental para manter a pele saudável.

Além disso, o fumo causa o ressecamento da pele e manchas amareladas e outros problemas de saúde.

3. Manter uma alimentação saudável

Você quer ter uma pele jovial e sem rugas? Então comece pela sua alimentação. 

Evite alimentos que causam inflamação no organismo e que contêm muita gordura, sódio e açúcar, tais como:

  • doces;
  • farinha branca;
  • frituras;
  • alimentos gordurosos;
  • refrigerantes e sucos industrializados;
  • alimentos refinados, industrializados e ultraprocessados;
  • excesso de carnes.

As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, visto que são ricas em açúcar (como drinques), em sal (como cervejas) e em substâncias nocivas, portanto aumentam a desidratação e diminuem a flexibilidade da pele.

Mas então o que comer para diminuir as rugas do rosto? 

Consuma alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3, como salmão, sardinha, atum, sementes de chia e linhaça; além de alimentos antioxidantes como:

  • cacau;
  • maçã;
  • limão, acerola e outras frutas ricas em vitamina C;
  • frutas vermelhas;
  • romã;
  • abacate;
  • vegetais verdes;
  • tomate;
  • azeite de oliva;
  • nozes e castanhas.

Os alimentos antioxidantes neutralizam os radicais livres que atuam na pele e, assim, retardam o envelhecimento precoce.

Também dê preferência a alimentos naturais, frutas, verduras, legumes, carnes magras e boas fontes de carboidrato, como batata-doce e cereais integrais.

=> Saiba mais: Acne vulgar: o que é e qual o tratamento

4. Beber muita água

Melhora do seu Metabolismo - 10 maneiras práticas e fáceis de como reduzir as rugas do rosto
Beber água para reduzir as rugas

A água é essencial para todo ser vivo. Ela deixa o organismo hidratado e, consequentemente, evita o ressecamento e a falta de elasticidade da pele.

Sendo assim, beba, no mínimo, dois litros de água por dia.

5. Dormir de barriga para cima 

Certamente uma boa noite de sono deixa a sua pele com um melhor aspecto, mas você sabia que a forma de deitar na cama pode ocasionar rugas? Segundo estudo, as rugas podem surgir devido à distorção da pele resultante da expressão facial ou podem ser devido à distorção da pele por compressão mecânica durante o sono.

Pois bem, quando você deita de lado, uma parte do rosto fica pressionada na cama, além do pescoço e do colo, o que gera sinais de expressão que ficam cada vez mais fortes com o tempo.

Se você deitar de bruços, a pressão sob a pele também será grande. Logo, prefira dormir com a barriga para cima.

6. Não lavar excessivamente a pele

A pele produz sebo como forma de proteger contra rugas, manchas e outros problemas.

Ao lavar a pele excessivamente, você estará tirando essa camada protetora, o que causa a degradação da pele (e o consequente envelhecimento) ou o efeito rebote, isto é, a produção de mais oleosidade.

7. Não franzir a testa

Os músculos da face estão sempre em movimento, visto que precisamos falar e nos expressar por meio dessa região.

É normal existirem sinais de expressão quando sorrimos, elevamos as sobrancelhas e franzimos a testa. 

Contudo, uma pessoa que faz expressões fortes com frequência tem a tendência de adquirir rugas profundas e estáticas, ou seja, sinais permanentes que são visíveis mesmo quando o rosto não está em movimento.

8. Usar corretamente os ácidos

Os ácidos estimulam a produção de colágeno e previnem as rugas. Eles também amenizam rugas permanentes. Confira algumas opções:

  • alfa-hidroxiácidos: são ácidos encontrados naturalmente em vegetais e frutas. Eles são excelentes para esfoliar a pele, reduzir a acne, diminuir linhas de expressão e reduzir manchas. Os mais conhecidos em forma de produtos são os ácidos glicólico, lático, málico e mandélico.
  • retinoides: são compostos derivados do ácido retinoico e atuam no combate à acne e às linhas de expressão. 
  • ácido hialurônico: esse ativo é encontrado naturalmente na pele, mas com o tempo a sua produção diminui. É um ácido famoso nos dias atuais devido às suas propriedades hidratantes que proporcionam firmeza e viço à pele. 

9. Utilizar a vitamina C na pele

A vitamina C também é a queridinha do momento. Por ser um antioxidante poderoso, combate os radicais livres e deixa a pele com luminosidade e saúde. 

Consulte um dermatologista antes de fazer uso de qualquer sérum ou creme para reduzir as rugas com os compostos citados.

10. Fazer exercícios faciais

As ginásticas faciais fortalecem os músculos da face e, em decorrência disso, diminuem a flacidez e previnem rugas.

Também vale apostar em massagens no rosto e não se esqueça do colo e do pescoço!

Concluindo…

Você viu neste post como reduzir as rugas do rosto! E vale lembrar que esses são cuidados que devem fazer parte da sua rotina, afinal, se você quer ter uma pele saudável e reduzir rugas, é preciso tirar um tempo para se cuidar.

Quer receber um material gratuito com dicas para manter um corpo e uma mente saudáveis? Cadastre o seu e-mail. Você também recebe conteúdos exclusivos, aproveite.

 

O que você achou dessas dicas? Adoraríamos saber! Compartilhe essa informação para que mais mulheres possam conhecer 10 maneiras práticas e fáceis de como reduzir as rugas do rosto! Deixe seu comentário abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.

 

Até a próxima dica! 2764 - 10 maneiras práticas e fáceis de como reduzir as rugas do rosto

 

*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.