Quanto tempo devo praticar a meditação para obter seus benefícios?

Quanto tempo devo praticar a meditacao para obter seus beneficios - Quanto tempo devo praticar a meditação para obter seus benefícios?
Quanto tempo devo praticar a meditação para obter seus benefícios /Dimitris Vetsikas por Pixabay

Todo mundo já conhece, ou ao menos ouviu falar na meditação. Diante do primeiro contato, é muito comum querer saber sobre do que se trata, como fazer e até mesmo se perguntar quanto tempo devo praticar a meditação por dia e etc.

Meditar é uma prática que está tornando-se cada vez mais popular no mundo inteiro. De acordo com o The Good Body, desde 2012, o número de praticantes triplicou, e acredita-se que no mundo todo há entre 200 e 500 milhões de pessoas que realizam a prática.

Esse número não é por acaso. Entre os principais benefícios da meditação, podemos citar o ganho de novas visões sobre determinado ponto, o aprimoramento das habilidades de controle de estresse, redução de emoções negativas, entre outros.

A meditação vem sendo praticada no globo todo durante muitos séculos. Hoje em dia, as pessoas refletem dessa maneira tanto para objetivos religiosos e espirituais quanto pessoais.

Não há regras ou pré-requisitos que ditam como deve ser praticada, ou quem pode se propor a realizá-la.

Existem diferentes tipos de meditação, como mindfulness, meditação transcendental, vipassana, zazen e vários outros.

Mas afinal, por quanto tempo é preciso meditar, quantas sessões são necessárias por dia e o que mais é preciso saber para obter todos esses benefícios? É isso que responderemos neste post.

=> Saiba mais: 8 Estratégias simples para o alívio do estresse que você precisa saber

Índice do Conteúdo

Por quanto tempo devo meditar para ter os benefícios?

O primeiro ponto que você precisa entender para obter todos os benefícios da prática é que meditar não é apenas um tipo de tratamento temporário. Entenda que para obter e manter as vantagens no longo prazo, o ato de meditar deve se tornar um estilo de vida.

Óbvio que é possível fazer isso por apenas um tempo para superar melhor algum momento ruim da sua vida, e não há problema algum nisso. Mas se você quiser perpetuar os benefícios, terá de fazer isso durante a vida.

Não significa que se você parar, de uma hora para a outra todo o seu progresso vai ser perdido. O seu desenvolvimento como uma pessoa melhor ainda será mantido. O que vai ocorrer é que aos poucos você enfraquece alguns pontos positivos adquiridos.

Quanto tempo meditar por dia?

Meditacao - Quanto tempo devo praticar a meditação para obter seus benefícios?
Quanto tempo meditar por dia

Isso é uma questão muito subjetiva e apenas com o amadurecimento na meditação você conseguirá estabelecer o tempo necessário para refletir e alcançar o que deseja com ela.

Um erro bastante comum, principalmente de pessoas que estão conhecendo esse mundo, é tentar permanecer por um grande período de tempo só por achar que isso vai lhe beneficiar mais, sem o desejo verdadeiro.

Meditar é sobre o processo em si, e os resultados são as consequências, que devem ser desenvolvidos durante a prática.

Compreenda que meditar deve ser algo consciente, e que deve ser muito bem internalizado. Não adianta ficar por uma hora sem se mexer se sua mente não estiver focada naquilo.

A recomendação geral é que você medite entre 20 a 45 minutos por dia. Se você possui uma rotina mais agitada, esse tempo pode ser diminuído. Você também pode optar por dividi-lo em duas ou três sessões diárias.

Se você está apenas começando nesse mundo, permanecer por grandes períodos de tempo pode ser um desafio, por isso, comece com 5 minutos diários de meditação e, com o tempo, vá aumentando até chegar no seu período ideal.

Faça essa evolução de modo gradual. Sempre que for aumentar o tempo de cada sessão, ou o número de sessões, tenha a certeza de que você estará confortável com isso.

Se não for feita dessa maneira, as chances de você desistir da prática e se frustrar pela falta de resultados é bem alta.

Lembre-se que mais importante que o tempo em si,  é fazer isso regularmente. Só dessa forma que será possível obter todos os benefícios!

=> Saiba mais: Meditação para iniciantes: 10 dicas para começar hoje mesmo!

Meditar deve ser prazeroso, e não um fardo para ser carregado

Se você é uma mulher muito ocupada, que não possui disponibilidade todos os dias, ou simplesmente não deseja separar esse tempo diário para meditar, não se sinta mal nem se cobre demais.

A atividade deve libertar sua mente das emoções negativas, proporcionar-lhe uma boa saúde física e mental e torná-la uma pessoa melhor. O prazer deve estar presente durante todo o tempo de reflexão.

Qual o seu motivo?

Meditacao e o Estresse - Quanto tempo devo praticar a meditação para obter seus benefícios?
Meditação /designed by rawpixel.com/freepik

Se você pesquisou pela quantidade de tempo necessário, com certeza você quer obter o que há de melhor na prática.

Entretanto, antes de perguntar a quantidade de horas e minutos, é preciso responder outra questão: qual é a sua motivação para meditar?

Como já dizia o filósofo português Agostinho da Silva:

 “A meditação sem objeto é a seta que se dispara sem que o arco a solte.”

Você precisa ter um objetivo em mente, algo que deve ser alcançado durante o momento de reflexão. Dessa forma, tudo acontece de maneira bastante natural, e você nem se dará conta que o tempo passou.

Esteja certa que os resultados, como quase tudo na vida, não vêm da noite para o dia. Você notará sua evolução mental, e como pessoa, à medida que se desenvolver na atividade.

=> Saiba mais: Meditação pode retardar o envelhecimento e manter o cérebro jovem?

Concluindo

Agora que você já sabe o tempo recomendado para começar a meditar, e que isso é algo totalmente subjetivo, está na hora de entrar em ação, concentrar-se e refletir sobre tudo que deseja.

Não se frustre se não conseguir passar todo o tempo que você estipulou. Isso não significa que você não serve para a atividade nem nada do tipo. Reduza o tempo e continue no seu ritmo.

Não seja apressada nem impaciente. Faça todas as adaptações que forem necessárias, mas tenha perseverança naquilo que lhe dá prazer e inteligência emocional.

Não se esqueça de que questões, como: “quanto tempo meditar por dia?” ou “por quanto tempo devo meditar para ter os benefícios?”, são irrelevantes quando se tem o motivo certo.

O seu desenvolvimento mental ou espiritual deve estar sempre em primeiro lugar.

Enfim..

Você já deve ter ouvido a frase “mente sã, corpo são.” Mas o contrário também é verdadeiro. Um corpo saudável está apto para possuir uma mente saudável. Leia mais estes conteúdos, e se torne uma mulher com mais saúde:

 

O que você achou dessas dicas? Adoraríamos saber! Compartilhe essa informação para que mais mulheres possam saber Quanto tempo devem praticar a meditação para obter seus benefícios! Deixe seu comentário abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.

 

Até a próxima dica! 2764 - Quanto tempo devo praticar a meditação para obter seus benefícios?

 

*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.