Quais são os 5 suplementos comprovados pela ciência para melhorar seu sono

suplementos comprovados para melhorar seu sono - Quais são os 5 suplementos comprovados pela ciência para melhorar seu sono
Suplementos para melhorar seu sono /created by nensuria/freepik

Quem nunca teve uma noite de insônia e ficou com uma sensação de cansaço no dia seguinte? Se você tem dificuldade para dormir à noite, fique tranquila, você não está sozinha! Neste post vamos falar sobre a importância de uma boa noite de sono e vamos apresentar quais são os suplementos comprovados pela ciência para melhorar seu sono.

Boa leitura!

Índice do Conteúdo

O que a ciência diz sobre a importância do sono

Segundo estudos do Instituto do Sono de São Paulo, 32% das mulheres têm insônia e 7,4% apertam ou rangem os dentes (bruxismo do sono). O estudo ainda aponta que 60% da população brasileira apresenta algum distúrbio do sono.

O Instituto do Sono destaca que as consequências sobre a saúde são preocupantes, pois envolvem maior risco de diabetes, aumento de hipertensão, disfunção sexual, perda gradativa de memória, propensão a acidentes, dentre vários outros efeitos.

Cientistas são unânimes em dizer que uma boa noite de sono melhora o equilíbrio físico, o desempenho mental e o estado emocional do ser humano. O bom funcionamento do cérebro e da memória depende diretamente de um descanso do corpo.

E por falar em memória, você sabia que quando uma pessoa não dorme, as toxinas acumuladas podem causar demência precoce?

Veja o que a Drª Luciana Palombini, médica do Instituto do Sono, diz: 

“…o sistema de defesa do organismo é prejudicado quando o indivíduo dorme pouco ou mal e isso aumenta o risco de doenças, principalmente as cardiovasculares (hipertensão arterial, pressão alta, infarto, derrame cerebral) e as doenças metabólicas que incluem obesidade e diabetes.” (fonte: site oficial do Instituto do Sono)

=> Saiba mais: Por que o colágeno da sua pele diminui e como você pode reverter isso!

Conheça agora quais são os suplementos para um sono profundo

A maioria dos medicamentos indutores do sono são sedativos e, além de provocarem efeitos colaterais indesejados, também estão associados à dependência química.

Como nosso objetivo é informar você sobre como melhorar a sua qualidade de vida, vamos mostrar agora suplementos naturais para melhorar o sono.

  • Melatonina (hormônio do sono)

Essa substância é fabricada pelo próprio cérebro que incentiva a sua produção durante a noite. A sua principal função é estimular o sono e reparar as células que foram expostas a estresse e elementos nocivos.

Quando a produção natural desse hormônio não é suficiente para auxiliar o descanso do organismo, existe o composto sintético que tem mostrado eficácia segundo estudos realizados. 

Conforme os estudos, esse suplemento, em doses baixas, melhora a qualidade do sono, que pode ser mais profundo e reparador, além de aprimorar o ritmo circadiano natural e ajudar a adormecer mais rapidamente.

  • L-teanina

Essa substância é derivada do chá branco, verde e preto. A sua principal função é atuar como relaxante sem sedação, ou seja, ela não induz ao sono mas ajuda nesse processo devido a sua propriedade relaxante.

Dessa forma, segundo estudos, esse suplemento auxilia no equilíbrio do sono, além de aprimorar a função cognitiva e acalmar o estresse. O relaxamento pré-sono é uma maneira eficaz para combater a insônia. E o melhor de tudo, é um suplemento natural e seguro que não causa dependência e nem efeitos colaterais.

  • Bisglicinato de magnésio

Esse é um importante mineral encontrado de forma natural na semente de abóbora, gergelim, linhaça, amêndoas, castanha de caju e do Pará, grão de soja, folhas verdes, banana e outros.

Como suplemento para ajudar a adormecer, ele apresenta melhoras significativas na qualidade do sono, visto que  ajuda a adormecer mais rapidamente e a permanecer dormindo por mais tempo, conforme estudos. Por isso ele é indicado para pessoas com distúrbio do sono, principalmente para mulheres que passaram pela menopausa e pessoas na terceira idade.

Entre as suas principais funções destacam-se: o aumento da produção de serotonina  (conhecida popularmente como o hormônio da felicidade), metabolismo dos carboidratos e controle sistêmico da glicemia.

Além de favorecer uma boa noite de sono, esse suplemento age no controle da pressão arterial, alivia dores de cabeça, combate o estresse, ansiedade e estados de depressão.

=> Saiba mais: Como e porque você deve consumir cúrcuma!

  • Extrato de semente de jujuba

Apesar de existir mais de 400 espécies dessa fruta no mundo, a Ziziphus Jujuba ainda é pouco conhecida por nós brasileiros. 

Ela possui muitas propriedades medicinais como: fortalece o sistema imunológico, alivia e combate o estresse, age na desintoxicação do sangue e atua como suplemento para melhorar o sono.

O extrato obtido a partir da semente de jujuba possui propriedades sedativas que agem no cérebro como calmante, sendo utilizado como um produto medicinal natural no tratamento da insônia, segundo estudos.

  • Ácido gama-aminobutírico (GABA)

O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor natural do nosso corpo, que melhora a qualidade do sono.

Esse suplemento age de forma direta no bloqueio dos neurônios, o que contribui para evitar o excesso de excitação cerebral. Como um inibidor, ele acalma o cérebro e equilibra a inibição neuronal, ou seja, ele acalma a sua mente para uma noite de sono sem interrupções.

Como ele auxilia no relaxamento, é indicado para pessoas que sofrem com ansiedade contribuindo para uma boa noite de sono.

Por ser um suplemento natural, ele não causa dependência e nem efeitos colaterais.

Veja agora alguns hábitos que auxiliam para uma boa noite de sono

Respire Ar Puro  - Quais são os 5 suplementos comprovados pela ciência para melhorar seu sono
Hábitos que auxiliam para uma boa noite de sono /designed by Freepik

Se você encontra alguma dificuldade para dormir bem e necessita tomar algum medicamento, dê preferência para aqueles que são naturais e evite ingerir bebidas alcoólicas. 

Entretanto, seguindo algumas recomendações de hábitos saudáveis, você pode conseguir uma boa noite de sono sem a necessidade de medicação.

O corpo trabalha melhor quando existe uma rotina, para isso é importante determinar um horário de descanso e fazer dele um hábito. 

Veja algumas dicas:

  • crie um ambiente agradável com pouca ou nenhuma luz;
  • beba um chá calmante meia hora antes de ir para a cama;
  • evite aparelhos eletrônicos, como celular, televisão e computador 2 horas antes de dormir;
  • pratique exercícios físicos ao longo do dia, assim o corpo consome energia e aumenta a necessidade de descanso;
  • não beba café, refrigerantes e outras bebidas que estimulam a atividade cerebral durante a noite;
  • procure manter um ambiente silencioso e confortável e use um protetor de ouvidos se for necessário.

Concluindo…

Fica claro, portanto, que dormir bem é fundamental para descansar e reparar o corpo e a mente.

Você viu que existem suplementos para ajudar a adormecer, mas é importante consultar um médico antes de utilizar essas substâncias, mesmo que sejam naturais. Cuide do seu sono e do seu bem-estar, pois essa atenção a curto e longo prazo, com certeza, proporcionam uma vida com mais qualidade e menos doenças!

 

O que você achou desses suplementos? Adoraríamos saber! Compartilhe essa informação para que mais mulheres possam conhecer Quais são os suplementos comprovados pela ciência para melhorar seu sono! Deixe seu comentário abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.

 

Até a próxima dica! 2764 - Quais são os 5 suplementos comprovados pela ciência para melhorar seu sono

 

*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.