A pele é o maior órgão do corpo humano, e um dos mais importantes, pois nos protege dos fatores externos, regula a temperatura corporal, além de ser responsável por nossa aparência e nos dar o sentido do toque.
Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para que possa cuidar e tratar dela da melhor maneira possível. Cada pessoa pode ter um tipo de pele diferenciado, que age e reage de forma distinta a diferentes situações. No entanto, algumas características em comum nos possibilitam classificar a pele nos tipos mais predominantes, como a pele seca, oleosa, mista e normal.
Hoje falaremos sobre a pele seca: o que é, quais suas características e possíveis causas.
Índice do Conteúdo
O Que É Pele Seca
A pele seca, também chamada de xerose, é um problema relativamente comum, sendo caracterizada pela baixa produção de sebo pelas glândulas sebáceas, e consequentemente, com redução da lubrificação de algumas áreas, deixando-a com aspecto mais ressecado.
Além disso, os lipídeos na superfície da pele, formam uma barreira natural de proteção, chamada manto hidrolipídico, a qual impede a evaporação da água. Na pele seca essa barreira lipídica está fragilizada, fazendo com que a evaporação da água da pele ocorra mais facilmente, propiciando o ressecamento e a sensibilidade.
Ou seja, a pele torna-se seca tanto pela falta de oleosidade quanto de água.
Há também uma outra característica da pele seca, a sensibilidade. Devido a essa barreira de proteção natural estar alterada, a pele fica mais exposta e vulnerável à alérgenos, agentes irritantes, poluentes e microorganismos, que podem facilmente penetrar a pele e causar irritações ou inflamações locais. Tornando-se assim uma pele mais sensível.
Se a pele seca não for tratada, pode tornar-se irritada e resultar em uma vermelhidão, ou até mesmo em complicações, incluindo, rachaduras, eczema, infecções bacterianas secundárias entre outras.
Causas da Pele Seca
Essa barreira lipídica natural da pele, pode ser/estar alterada por processos internos e/ou externos, acelerando o processo de perda da umidade.
1. Fatores Internos
Genética
Indivíduos com antecedentes pessoais ou familiares de alergias na pele, rinite, sinusite e dermatite atópica, podem ter uma predisposição maior para apresentar a pele mais ressecada.
Hormônios
O excesso ou falta de alguns hormônios, como ocorre na gravidez e na menopausa respectivamente, podem tornar a pele mais ressecada.
Idade
Quanto maior a idade menor a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando a pele mais seca, principalmente nas extremidades.
Água
A ingesta inadequada de água transparece na pele através do ressecamento da mesma. Não existe quantidade ideal de água para todo mundo, já que essa quantidade varia de acordo com o corpo, o peso de cada pessoa e o ambiente em que vivem. No entanto, a recomendação mínima para um adulto é ingerir cerca de 2 litros de água por dia.
Doenças
Algumas doenças tendem a deixar a pele mais seca, como hipotireoidismo, dermatite atópica, asma, bronquite, psoríase e diabetes. Contudo, todas essas doenças também apresentam outros sintomas além da pele seca. Por isso, mantenha sua consulta médica em dia, para iniciar o tratamento adequado de cada doença.
=> Saiba Mais: 7 Alimentos para Aumentar a Imunidade
2. Fatores Externos
Clima
Condições climáticas severas: muito quente, muito frio ou muito seco.
Banhos
Banhos muito quentes e demorados removem a barreira de oleosidade natural da pele, que é responsável por manter a hidratação adequada. Com isso, a pele perde mais água e fica ressecada.
Piscina
O contato prolongado e frequente da pele com o cloro, também pode levar ao ressecamento pela alteração da oleosidade natural. Portanto, após sair da piscina, tome um banho com água morna ou fria e aplique um sabonete próprio para retirar o excesso de cloro. Logo em seguida aplique o hidratante.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Se voce é esteticista não perca essa oportunidade de Lucrar Mais! Amplie seus conhecimentos estéticos, fidelize e conquiste novos clientes !! CLIQUE AQUI!
Produtos Inapropriados
O uso de produtos inapropriados para a pele seca, como sabonetes mais agressivos e com pH mais alcalino, deixa-a ainda mais ressecada.
Medicamentos
As estatinas usadas no controle do colesterol, os diuréticos, como furosemida e hidroclorotiazida, usados no tratamento da hipertensão, os retinóides usados no tratamento e controle da acne, a quimioterapia e radioterapia, são exemplos de alguns medicamentos que contribuem para a diminuição da oleosidade da pele, levando ao ressecamento.
OBS: Nenhum medicamento deve ser iniciado ou cessado sem a avaliação do seu médico.
Sol
A exposição excessiva ao sol resseca a pele.
Produtos de Limpeza
O contato contínuo com produtos de limpeza para casa sem o uso de luvas, favorece a diminuição da oleosidade natural e a perda da água na camada mais superficial da pele.
Roupas
Roupas de tecido sintético como o poliéster, elastano ou acrílico não absorvem o suor, prolongando seu contato com a pele, favorecendo a perda da barreira de proteção da pele, e assim causando mais alergias, irritações e ressecamentos.
Os tecidos ideias são os de algodão, linho ou dry-fit que permitem que a pele respire.
=> Saiba Mais: Tratamentos Estéticos Para uma Pele Perfeita no Inverno
Características da Pele Seca
Algumas características ou sinais que podemos encontrar na pele seca são:
- Aspereza
- Aspecto esbranquiçado
- Coceira
- Descamação
- Rachaduras
- Ressecamento
- Sensação de Estiramento (perda da elasticidade)
- Sem luminosidade (perde o viço)
- Sensibilidade
- Vermelhidão
=> Saiba Mais: Depilação a Laser: O que é, Como é Feita e Indicações
Pele Seca x Pele Ressecada
A pele seca é uma característica da pele, sendo ocasionada por uma produção inadequada de sebo juntamente com a diminuição da retenção de água na camada mais superficial da pele.
Já a pele ressecada, é um estado momentâneo da pele, sendo ocasionada por uma quantidade inadequada de água na camada mais superficial da pele. Logo, se houver a melhora da hidratação a pele volta ao seu aspecto habitual.
Geralmente as regiões mais afetadas pelo ressecamento são aquelas com menor número de glândulas sebáceas como, joelhos, cotovelos, calcanhares e pernas.
Concluindo
Descobrir a causa do ressecamento da sua pele, é um passo fundamental para o correto tratamento dela. Por isso, faça acompanhamento regular com seu dermatologista.
Uma observação importante: Não existe um tipo de pele melhor ou pior do que o outro. A pele é boa ou ruim de acordo com a forma como é cuidada.
E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mulheres possam conhecer e cuidar da pele seca! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários para eu te responder!
Até a próxima dica! ❤️
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.