Neste artigo vamos abordar as principais complicações do diabetes. Diabetes é uma doença crônica, sem cura, na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
A insulina é o hormônio que retira a glicose do sangue para sua transformação em energia para as células. No entanto, como não há produção suficiente de insulina, os níveis de glicose se tornam altos no sangue, favorecendo a hiperglicemia.
O diabetes pode matar caso não seja tratado corretamente devido suas inúmeras complicações. Vamos citar algumas delas.
Índice do Conteúdo
Hipoglicemia
É caracterizada por um nível muito baixo de glicose no sangue. Pular uma refeição, comer menos do que deve, aumentar a medicação sem o consentimento do seu médico, aumentar a quantidade de exercícios físicos sem orientação, e também a ingesta de álcool, podem ser possíveis causas da hipoglicemia.
A hipoglicemia é uma das complicações do diabetes mais graves, podendo ocasionar crises convulsivas ou até mesmo à perda de consciência. Por isso, tome muito cuidado com sua alimentação, suas medicações, monitore suas glicemias corretamente e siga à risca as orientações do seu médico. Alguns sinais e sintomas da hipoglicemia incluem:
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Calafrios ou suor;
- Confusão mental;
- Convulsão;
- Dor de cabeça;
- Fraqueza;
- Nervosismo;
- Pele fria e pálida;
- Sonolência;
- Tontura;
- Tremores;
- Visão embaçada.
=> Saiba Mais: O que é Diabetes Mellitus
Doenças Cardíacas
Assim como os pequenos vasos são afetados pela diabetes, como nos olhos e nos rins, os grandes vasos, que chegam aos órgãos vitais como o coração e o cérebro, também podem ser afetados por essa doença e provocar o acúmulo de gordura nessas artérias, chamado de arteriosclerose, levando ao aumento do risco de desenvolvimento do infarto e do acidente vascular cerebral.
Doença Renal (Nefropatia Diabética)
A diabetes afeta a capacidade de filtração dos rins. A digestão gera resíduos que se acumulam no sangue, e os rins através dos seus capilares, filtram esses resíduos e os eliminam pela urina.
Em níveis muito elevados de glicemia no sangue, os capilares acabam por filtrar muito mais sangue que o necessário e acabam filtrando moléculas boas, como as proteínas, e as eliminado pela urina, o que não é benéfico para o organismo.
Com o passar do tempo essa sobrecarga nos rins faz com que sua capacidade de filtração reduza, e os resíduos se acumulam no sangue, desencadeando um processo de insuficiência renal.
Neuropatia Diabética e Problemas Arteriais
Os nervos periféricos transmitem os sinais que saem do cérebro e da medula espinhal para o resto do corpo. O diabetes causa danos nesses nervos causando a chamada Neuropatia Diabética. A diabetes também causa diminuição do fluxo sanguíneo para os pés e retarda o processo de cicatrização de feridas.
O comprometimento dos nervos periféricos faz com que aja uma diminuição da percepção e da sensibilidade dos pés, pois os nervos ficam incapazes de emitir e receber as imagens do cérebro. Esse processo muitas vezes faz com que pacientes diabéticos se machuquem sem perceber, e devido a redução do fluxo sanguíneo há uma maior tendência desse machucado logo se transformar em uma úlcera, conhecido como pé diabético.
O pé diabético pode levar a amputação de membros inferiores caso não seja tratado corretamente.
=> Saiba Mais: Tratamento do Diabetes Tipo 1 e 2
Pele Seca
A neuropatia diabética também pode afetar os nervos que controlam a produção de óleo e umidade dos pés, deixando essa região mais seca, favorecendo rachaduras. A diabetes compromete o correto funcionamento dos nervos simpáticos periféricos responsáveis pela hidratação dos pés, causando um ressecamento dos mesmos.
Câncer de Fígado
O diabetes pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de fígado.
Os diabéticos geralmente apresentam um sobrepeso, e quanto maior o peso corporal, maior a resistência à insulina, causando um aumento da liberação de gorduras (ácidos graxos) para a corrente sanguínea, que irão se depositar no fígado.
Esse depósito de gordura no fígado, mais conhecido como esteatose hepática, se não tratado corretamente pode causar inflamação no fígado. E assim evoluir para fibrose, cirrose e até câncer de fígado.
Alterações Oculares
Glaucoma
Os diabéticos apresentam 40% mais de chance de desenvolvimento do glaucoma, que é o aumento da pressão nos olhos, diminuindo assim a visão.
Catarata
A catarata também é uma das complicações do diabetes. Os diabéticos apresentam 60% mais de chance de desenvolvimento de catarata, que é quando a lente do olho, chamada cristalino, se torna opaca, dificultando a entrada de luz e diminuindo assim a visão.
Retinopatia diabética e edema macular
O diabetes é a maior causa de cegueira entre os 20 a 60 anos de idade. A glicose elevada por muito tempo e frequentemente, pode afetar os vasos da retina, responsáveis por formar as imagens, se for tratado precocemente pode evoluir para cura, porem se já for uma evolução prolongada pode haver pequenas hemorragias dentro da retina levando ao edema macular, que evolui pra uma visão embaçada e posteriormente cegueira.
OBS: a retinopatia pode piorar muito durante a gravidez, sendo extremamente necessário o acompanhamento oftalmológico a cada trimestre da gravidez.
=> Saiba Mais: Mitos e Verdades sobre o Diabetes
Cetoacidose Diabética
Esse tipo de complicação está mais relacionado ao diabetes do tipo 1. Ocorre quando o diagnóstico do diabetes é tardio, ou quando não há um correto tratamento.
Como o pâncreas não produz insulina suficiente, não há a retirada da glicose da corrente sanguínea para sua transformação em energia para as outras células do corpo. Se esse cenário persistir por um tempo, o organismo, por não ter a glicose como fonte de energia, usa as células de gordura e dos músculos para tal.
No entanto, quando a gordura é utilizada dessa maneira, corpos cetônicos são produzidos e vão para a corrente sanguínea, deixando o sangue mais ácido do que o normal. Esse desequilíbrio é chamado de cetoacidose diabética.
Declínio Cognitivo
Os mecanismos exatos ainda são incertos, mas o diabetes aumenta o risco de declínio cognitivo, demência vascular e doença de Alzheimer. Algumas causas incluem, o aumento da proteína amiloide, a inflamação crônica sistêmica, a hiperglicemia e hipoglicemia, a obstrução das artérias responsáveis por oxigenar o cérebro, entre outros.
Diabetes x Mal de Alzheimer
Um estudo realizado pela Universidade de Kyushu no Japão, analisou aproximadamente mil pessoas com 60 anos ou mais durante 11 anos para desenvolvimento de alguma demência. Nesse estudo foi concluído que pessoas diabéticas tinham aproximadamente o dobro de chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou outras demências.
A boa noticia é que com uma alimentação saudável e balanceada, o risco de desenvolvimento dessa doença diminui, segundo um estudo realizado pela Universidade Columbia, em Nova York, nos EUA, que acompanhou a dieta de mais de 1.200 adultos com mais de 65 anos, sem demência.
Esse estudo concluiu que uma dieta rica em oleaginosas (castanha, nozes), peixes, aves, frutas, verduras e legumes, e com menos lacticínios gordurosos e carne vermelha, diminuem significativamente as chances de uma pessoa desenvolver Mal de Alzheimer. Ou seja, dietas ricas em ácidos graxos, como ômega-3, vitamina E e folatos parecem ser a melhor opção.
=> Saiba Mais: O que é Diabetes Gestacional
Prevenção do Diabetes
A melhor maneira de prevenir o diabetes e suas complicações, é mudar o seu estilo de vida e implementar:
- Alimentação saudável e balanceada;
- Atividade física regular;
- Cessar o tabagismo;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Manter um peso adequado;
- Controlar a pressão arterial.
Concluindo
As complicações do diabetes podem alterar a qualidade de vida e até mesmo provocar a morte. Por isso, mantenha hábitos saudáveis como alimentação balanceada, cessar o tabagismo e atividade física regular, para prevenir o diabetes ou obter um melhor controle dele.
Ninguém morre de diabetes, mas sim do mau controle da doença!
E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mulheres possam saber tudo sobre as Complicações do Diabetes e como Preveni-las! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários para eu te responder!
Até a próxima dica! ❤️
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.