Tratamento, prognóstico e prevenção do Alzheimer

Índice do Conteúdo

 

Tratamento e Prognostico do Alzheimer - Tratamento, prognóstico e prevenção do Alzheimer
Tratamento, prognóstico e prevenção do Alzheimer / created by pressfoto/freepik

O Alzheimer é um tipo de demência que afeta o cérebro das pessoas idosas em questões relacionadas principalmente à memória, a personalidade e ao dia a dia. Cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo possuem essa condição, sendo de extrema importância sabermos qual é o tratamento, prognóstico e a prevenção do Alzheimer. 

=> Saiba Mais: O que é o Alzheimer e quais seus sintomas

Tratamento

Infelizmente ainda não existe uma cura para o Alzheimer, de modo que os tratamentos utilizados para os pacientes que desenvolvem essa doença são paliativos. 

Esse tipo de tratamento apenas faz com que a progressão da doença demore mais, fazendo com que o paciente tenha mais qualidade de vida até que a doença se desenvolva de maneira mais grave.

Os medicamentos utilizados são voltados à atuação na acetilcolina, que é reduzida em pacientes com Alzheimer. Além disso, medicamentos voltados ao neurotransmissor glutamato também são utilizados no tratamento da doença.

A questão dos medicamentos é complexa e deve ser analisada de acordo com cada paciente. Para fazer isso, é preciso ter um bom médico, preferencialmente um especialista, que verifique as condições do paciente e seus exames, para assim receitar o melhor tipo de tratamento.

Prognóstico do Alzheimer

Em relação ao prognóstico dos pacientes com Alzheimer, não há como fazer uma estimativa correta, pois cada paciente reage e vê a doença evoluir de uma maneira diferente. Infelizmente, não há como evitar que a doença evolua, de modo que a média de sobrevida depois do diagnóstico e início do tratamento gira em torno de 7 a 10 anos.

Como prevenir o Alzheimer

Como Prevenir o Alzheimer - Tratamento, prognóstico e prevenção do Alzheimer
Como Prevenir o Alzheimer / created by karlyukav/freepik

Chegando a parte de prevenção do Alzheimer precisamos mencionar uma coisa muito importante. Não há como prevenir a doença de maneira 100% eficaz. Porém, algumas questões ajudam as pessoas a terem o risco de desenvolvimento da doença reduzido. Veja algumas delas logo abaixo.

Ter desafios mentais

O primeiro aspecto que deve ser considerado para prevenir o Alzheimer é o desafio mental diário de atividades. Você pode até estar perguntando-se o que significa tudo isso, então vamos a explicação.

Fazer atividades que nos desafiam mentalmente ajuda muito na prevenção do Alzheimer, pois deixa nosso cérebro mais afiado e com menos propensão a ter os sintomas da doença, seja ela o Alzheimer ou qualquer outro tipo de demência.

Essas atividades podem ser diversas, sendo que cabe a você escolher as que mais se aproximam dos seus interesses. Se você gosta de música, uma boa dica é aprender novos instrumentos sempre que puder. 

Se você gosta de ler, quem sabe uma boa leitura é o ideal para você? Agora, se você gosta de esbanjar seus conhecimentos gerais, por que não fazer palavras-cruzadas (não)? Aprender um novo idioma, escovar os dentes com a mão não dominante, jogar xadrez ou outros jogos que estimulem o raciocínio, também são boas atividades a serem realizadas. Todas essas opções podem te levar a uma longa vida, com lucidez e boa memória, inclusive, prevenindo o Alzheimer.

Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é sempre uma boa pedida, seja para quem quer diminuir as chances de desenvolver o Alzheimer, seja para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais saudável. Desde crianças até idosos, o ideal é que se faça ao menos uma atividade física com regularidade.

A irisina, um hormônio produzido pelos músculos quando praticamos exercícios, protege o cérebro e restaura a memória afetada pela doença de Alzheimer, segundo estudo publicado na revista “Nature Medicine“, coordenado por cientistas brasileiros.

Não precisa ser em uma academia, você pode optar por praticar algum esporte, fazer caminhadas, correr, nadar,  pedalar entre outras atividades que vão te deixar ainda mais feliz e saudável. 

Antes de começar a praticar exercícios físicos, é importante fazer uma consulta médica, especialmente ao seu cardiologista. Isso acontece, porque nem todos os exercícios físicos podem ser praticados por qualquer pessoa. 

Certamente ele vai saber como te orientar a respeito disso, podendo até mesmo pedir alguns exames para certificar que você está apto a praticar exercícios com segurança.

Cuidar da saúde

Assim como na dica de prevenção anterior, as pessoas que desejam se prevenir contra o Alzheimer devem cuidar da saúde. As taxas de colesterol devem estar sempre dentro da normalidade, conforme orientação médica. 

Além disso, questões como a circulação e a hipertensão devem ser controladas para que o Alzheimer não tenha facilidade para se desenvolver.

Para manter a saúde em dia, o ideal é fazer consultas e exames periódicos, bem como seguir as orientações médicas de maneira regrada. Isso fará com que não só o Alzheimer, mas diversas outras patologias sejam evitadas com maior eficácia.

Ter uma boa dieta

A dieta é sempre uma tecla que se bate muito em relação a prevenção de diversas doenças. Com o Alzheimer isso não é diferente. É preciso sempre ter em mente que uma boa alimentação, regada de proteínas, minerais, vitaminas, ácido graxo ômega 3, antioxidantes entre outros, criam um escudo em nosso corpo, protegendo-nos de diversas patologias.

A alimentação deve ser cuidada sempre, pois tudo que comemos está sendo colocado dentro do nosso corpo, que é nosso bem mais precioso, o qual devemos cuidar e cultivar para que esteja sempre em dia, na questão física e mental. Dessa forma, a alimentação contribui muito para que o Alzheimer não se desenvolva com facilidade.

É importante lembrar que o cuidado que temos agora com o nosso corpo refletirá o tipo de velhice que teremos no futuro. A alimentação faz parte desses cuidados. Se você já ouviu falar da frase “Você é o que você come”, sabe do que estamos falando aqui. Cuide-se e tenha uma vida plena, longa e saudável.

=> Saiba Mais: Alimentos que previnem o Alzheimer

Considerações finais

Diante de tudo o que foi analisado neste post, é possível entender que o tratamento, prognóstico e prevenção do Alzheimer se baseiam em uma vida saudável, com a realização de exercícios físicos regularmente, exames periódicos e alimentação balanceada e saudável. Esses fatores são cruciais para que o Alzheimer não se desenvolva no corpo. 

A prevenção dessa doença ainda está em fase de estudos, mas o que se sabe é que alimentos que fazem bem para o cérebro, para a memória e para o aprendizado podem diminuir muito as chances de a doença se manifestar.

 

E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mulheres possam saber sobre o Tratamento, Prognóstico e Prevenção do Alzheimer! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários para eu te responder!

 

Até a próxima dica! 2764 - Tratamento, prognóstico e prevenção do Alzheimer

 

*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.