Você é daquelas que basta um ambiente abafado, uma bebida quente ou uma situação de estresse para ficar com o rosto vermelho? Isso pode ser ocasionado por uma doença de pele chamada Rosácea.
A Rosácea é uma afecção crônica comum da pele facial, caracterizada por eritema (pele avermelhada) e lesões inflamadas, principalmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Com períodos mais acentuados e outros com melhora do quadro.
A rosácea pode piorar ao longo do tempo, inclusive com mudanças permanentes na aparência, afetando muito a autoestima.
É uma doença que não tem relação etiológica com a acne, ou seja não tem seu ínicio devido à acne.
Índice do Conteúdo
Ocorre mais em Homens ou Mulheres?
Geralmente a rosácea aparece com mais frequência em adultos entre 30 e 40 anos, mas pode acometer qualquer idade. Sendo mais frequente em mulheres do que homens. Entretanto formas mais extensas e graves são encontradas nos homens.
Qual o “mecanismo” da Rosácea?
Por que quando tomo bebida alcoólica ou chimarrão o rosto fica ainda mais vermelho?Porque a rosácea faz uma alteração da resposta vascular dérmica superficial, por isso os surtos eritematosos, no início de curta duração, porém aos poucos se prolonga até chegar ao eritema permanente.
Qual a causa da Rosácea?
Infelizmente, a causa da rosácea ainda é incerta, mas estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Vários fatores contribuem para o desencadeamento de uma crise. Vejamos abaixo:
- Luz solar;
- Calor;
- Temperaturas extremas;
- Bebidas ou alimentos quentes;
- Alimentos picantes
- Bebidas alcoólicas;
- Vento (sim, o vento! Kkk);
- Fatores emocionais (como estresse);
- Exercícios Físicos extenuantes;
- Uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos.
OBS: Não é comprovado que alimentos específicos possam desencadear a rosácea, mas cada caso deve ser analisado individualmente.
As últimas pesquisas apontam possíveis fatores causais:
- Oxido Nítrico:
As terminações nervosas liberam óxido nítrico que possuem papel importante na vaso-dilatação e é possível que contribua para os surtos de eritema (vermelhidão).
- Helicobacter Pylori
É uma bactéria que afeta principalmente o trato digestivo, causando gastrite e úlceras. E essa bactéria excreta muito oxido nítrico podendo contribuir para o eritema, como vimos acima.
Tipos de Rosácea
Os tipos de rosácea variam de acordo com a manifestação clínica. Pode ocorrer a combinação de 2 ou mais tipos de rosácea em uma pessoa.
Pré-rosácea
Eritema discreto na face, que se agrava com surtos de rubor. E esse rubor pode surgir espontaneamente ou devido a fatores desencadeantes.
Rosácea Grau I (Eritêmato Telangiectásica)
Há a presença de um tom avermelhado persistente na pele, devido a dilatação de pequenos vasos (telangiectasias), que afetam mais a área central da face, com surtos agravantes devidos aos fatores desencadeantes citados anteriormente.
Rosácea Grau II (Pápulo Pustulosa)
Nas áreas avermelhadas da pele, surgem pequenas pápulas e pústulas (bolinhas com pus), acompanhadas de edema local.
Geralmente pode acometer as bochechas, testa (até a área de implantação do cabelo), nariz e atrás do ouvido. Neste tipo, a rosácea lembra a acne.
Rosácea Grau III (Infiltrativa Nodular)
Além do eritema, edema e pápulas há também o desenvolvimento de nódulos e infiltrações. Pode acometer toda a face, mas principalmente a região nasal e mentoniana (queixo).
Rosácea Grau IV (Fulminas)
Quadro agudo de inicio súbito, com intensa reação inflamatória. Apresenta todos os sinais das 3 rosáceas e mais abscessos.
Rosácea Ocular
Ocorre em cerca de 50 % dos casos de rosácea facial. O comprometimento ocular pode ser: uma conjuntivite, blefarite (descamação na área dos cílios), ceratite, irritação ocular e eventualmente um envolvimento córneo com distúrbio da visão. Acompanha a rosácea facial ou não.
Quanto maior a quantidade de surtos de rosácea, maior a probabilidade de acometimento ocular.
Rinofima
Tipo menos frequente de rosácea. Caracterizada por endurecimento e espessamento irregular da pele do nariz, associado à dilatação folicular e hiperplasia de glândulas sebáceas, levando ao aumento progressivo do nariz. Observado exclusivamente em homens com mais de 40 anos.
Sinais e Sintomas da Rosácea
- Eritema facial (pele avermelhada);
- Dor e queimação local (pele pinicando);
- Edema (inchaço);
- Dilatação folicular;
- Dilatação de pequenos vasos sanguíneos (telangiectasias);
- Espessamento irregular da pele do nariz;
- Ressecamento da pele;
- Secura ocular e pálpebras avermelhadas, com irritação;
- Pápulas e pústulas (bolinhas sem ou com pus).
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
QUER APRENDER AS MELHORES RECEITAS DE MARMITAS SAUDÁVEIS?
Tratamento
Infelizmente, por se tratar de uma desordem cutânea crônica, a rosácea não tem cura, mas existe sim controle para os sintomas da doença.
O tratamento da rosácea vai depender do tipo que acomete a pele e do estágio em que se encontra.
1) Medidas Gerais
- Todas as causas desencadeantes devem ser afastadas, como: bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes.
- Evitar uso excessivo de sabonete e soluções alcoólicas na face devido a ação irritativa. Sabonete só deve ser usado se for um adequado para a pele comprometida, como por exemplo, sabonete com enxofre e pH fisiológico;
- Uso da água termal ajuda a diminuir a vermelhidão da pele.
- Usar protetor solar diariamente e reaplicar a cada 3 horas.
2) Medicamentos
O médico irá analisar cada caso, mas geralmente inicia-se um antibiótico via oral, podendo ou não ser associado antibiótico tópico. E outras medicações como ácidos, inibidores da calcineurina, imunossupressores, colírios (se rosácea ocular), entre outros.
3) Cirurgia
Pode ser indicada em casos de Rinofima.
4) Laser
A luz pulsada e o Laser ND-Yang pode ser usado para diminuir a aparência das telangiectasias (vasinhos na face).
Concluindo
A rosácea é uma doença crônica da pele causando vermelhidão, edema, pápulas e telangiectasias na face. Pode ser desencadeada por fatores como bebidas alcoólicas, calor ou estresse.
É uma doença que não tem cura mas tem controle.
Lembrar sempre que a pele com rosácea é uma pele mais sensível necessitando de cuidados diários específicos.
Se você apresenta alguns dos sintomas mencionados acima, consulte um especialista (dermatologista), para que haja o correto diagnóstico e tratamento.
Até a próxima dica! ♥
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.