O Brasil se localiza em uma região tropical com intensa exposição solar, com um dos maiores índices ultravioletas do mundo.
Os raios solares emitem radiação ultravioleta, não perceptível a olho nu. Essa radiação é capaz de provocar alterações imediatas na pele, como queimaduras e bronzeamento, e alterações tardias, como o envelhecimento cutâneo e mutações genéticas que podem gerar o câncer de pele.
O protetor solar é capaz de evitar esses danos da radiação e proteger a sua saúde. Por isso o Protetor Solar é o único produto que não pode faltar na sua necessaire!
Lembrando sempre que deve ser usado um protetor com Fator de Proteção Solar maior que 30 (FPS). O FPS 15 bloqueia cerca de 92% da radiação, o 30 96% e o 60 98%. É chamado de bloqueador solar todo o protetor com FPS igual ou maior que 30.
Índice do Conteúdo
O Que Significa Fator de Proteção Solar
Se o FPS for 30, significa que o produto protege 30 vezes mais o tempo em que a pessoa se bronzearia.
Exemplo: se uma pessoa demora 10 minutos para ficar vermelha após exposição solar sem proteção, com o protetor ela, teoricamente, ficaria protegida por 5 horas.
A radiação ultravioleta está presente durante todo o dia, tendo a UVB maior incidência entre 10 e 16 horas e a UVA o dia todo, exceto à noite.
Por isso o protetor solar deve ser usado durante todo o dia e em dias nublados, chuvosos ou de sol. Inclusive, deve ser usado em ambientes fechados, pois as luzes incandescentes/fluorescentes, a tela do computador e dos celulares também emitem esse tipo de radiação.
Opção de Protetor Solar
Existem protetores específicos para pele seca, mista, oleosa ou normal, e em vários tipos de veículo: creme, loção, spray, mousse e gel.
Sempre deve-se olhar o rótulo e avaliar se contém a proteção que barra os raios UVA (PPD) e os raios UVB (FPS).
Muito interessante também avaliar se na composição do protetor solar há substâncias foto-estáveis, que mantém a eficácia dos filtros solares por mais tempo, como por exemplo a oxbenzona, octocrileno e etilexiltriazona.
Qual o Melhor Protetor Solar Para sua Pele
Escolher o melhor protetor para sua pele é fundamental para manter as características da sua pele.
Pele Oleosa
Utilize um filtro solar fluído, com toque seco e oil-free (livre de óleo), pois apresenta textura mais leve e com rápida absorção;
Pele Seca
Utilize um filtro em creme ou loção, que tem um maior poder hidratante;
Pele Sensível
Utilize um filtro com fórmulas minerais ou em pó, que costumam causar menos irritações e alergias.
Existem hoje protetores solares com cor, que ajudam a uniformizar a pele. Além de oferecerem proteção química, pelas substâncias que compõe o produto, oferecem também proteção física barrando a passagem da luz visível. Mas isso não significa que seja melhor ou mais eficaz que os protetores sem cor.
Protetor Solar Químico X Físico
O filtro solar físico, também chamado orgânico, é composto de minerais, dióxido de titânio e dióxido de zinco, os quais não são absorvidos pela pele, e os raios solares acabam sendo refletidos pelo filtro. Usado principalmente em crianças.
O filtro solar químico absorve as moléculas da radiação ultravioleta e as transforma em radiação de baixa energia, criando assim uma camada de proteção na epiderme, que impede a penetração da radiação na pele.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Se você é manicure não perca essa oportunidade de Lucrar Mais! Conheça o curso Unhas de Fibra de Vidro! Você irá aprender a fazer unhas mais naturais e duradouras! CLIQUE AQUI!
Quais os Benefícios do Protetor Solar?
Retarda o Envelhecimento da Pele
Os raios UVA e UVB emitidos pelo sol tem efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la profundamente, chegando até as fibras de colágeno e elastina, que sustentam a pele, gerando uma quantidade alta de radicais livres.
E por sua vez, os radicais livres aumentam a degradação do colágeno e elastina, sendo os principais responsáveis pelo foto-envelhecimento, incluindo flacidez, rugas e linhas de expressão. Sendo necessário a foto-proteção diária para manter sua pele saudável.
Evita o Aparecimento de Manchas
Os raios UVA e UVB quando penetram na pele podem ocasionar modificações nas células da derme e epiderme, causando um estresse oxidativo e favorecendo o aparecimento de pintas, sardas e manchas de sol.
Previne o Câncer de Pele
O câncer de pele Melanoma é a variedade mais agressiva dos tumores, já que tem maior potencial de alcançar outros órgãos, pois se instala em uma camada mais profunda da derme.
O uso diário do protetor solar previne o aparecimento do câncer, pois pode bloquear as possíveis alterações nas células da derme e epiderme.
Como Aplicar o Protetor Solar
É indicado espalhar o protetor na pele seca de forma que cubra toda a superfície exposta ao sol, não esquecendo da região do pescoço, colo, lábios, dorso das mãos e dos pés e orelhas!
De maneira geral, precisamos de 2 miligramas de protetor para cada centímetro quadrado de pele. No papel é simples, mas quem consegue?
A quantidade ideal a ser utilizada no rosto é de 1 colher de chá cheia e 4 colheres de sopa para o resto do corpo. Para não esquecer nenhum lugar pode-se aplicar o protetor em linhas horizontais e paralelas.
Uma dica importante: Sempre olhe o rótulo do seu protetor solar para saber a correta quantidade a ser aplicada recomendada pelo fabricante.
A ordem de aplicação do protetor também influencia na sua eficácia. Existem vários produtos a serem aplicados no rosto, mas os especialistas só são unanimes quanto a um detalhe: o protetor deve sempre ficar por último! Assim evita-se redução na sua eficácia.
A reaplicação do protetor é recomendada a cada 2 horas, devido sua absorção pela pele e diminuindo assim sua eficácia. Esse intervalo diminui para quem estiver dentro da água ou transpirando bastante.
A aplicação deve ocorrer 30 minutos antes da exposição solar.
Concluindo
Os principais benefícios do Protetor Solar:
– Protege a pele contra os raios UVA, UVB e infravermelho;
– Evita o aparecimento das manchas;
– Hidrata a pele;
– Previne o envelhecimento precoce.
Lembre-se: não importa qual seja seu protetor: físico, químico, para peles oleosas ou secas; é necessário sempre retocar seu protetor solar pelo menos a cada 2 horas, e se estiver em exposição direta ao sol ou entrar na água o intervalo é menor.
Use e abuse de utensílios como chapéus, óculos, roupas com proteção UV, entre outros.
Última dica: Não use protetor solar vencido! As substâncias que garantem a proteção solar se degradam ao longo do tempo e perdem seu poder de atuação.
O protetor solar é um investimento para o futuro!
Até a próxima dica! ♥
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.