Manter o peso corporal ideal é algo muito além da estética. É uma questão de saúde. Muitas pessoas têm dificuldade nesse processo, ainda mais depois de uma certa idade, mas saiba que é possível perder peso e viver com mais qualidade de vida seguindo dicas simples.
Confira o nosso post e saiba por que é tão difícil perder peso após os 40 anos e quais ações você pode tomar para reverter isso!
Índice do Conteúdo
Por que é difícil perder peso depois dos 40 anos?
Massa magra
O corpo humano perde muitas funcionalidades com o tempo e uma delas é a produção de massa muscular magra, isto é, tudo que não é gordura corporal.
Após os 40 anos de idade, a produção de massa magra cai, o que deixa o metabolismo mais lento e, consequentemente, dificulta a hipertrofia muscular (crescimento dos músculos) e aumenta o acúmulo de gordura.
Em linhas gerais, ocorre hipertrofia quando o corpo queima as calorias e transforma a energia dos alimentos em músculos, o que diminui o percentual de gordura.
Hormônios
Outro fator que dificulta o emagrecimento é a queda hormonal. Segundo o “Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa”, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, a prevalência de obesidade aumenta após os 40 anos de idade para as mulheres.
Isso acontece porque, após essa faixa etária, muitas mulheres começam a sofrer com a menopausa e um dos seus sinais é o fim da produção do hormônio estrogênio, responsável por, dentre outras funções, regular o metabolismo.
Resistência à insulina
Somados a esses dois fatores, estão a falta de prática de exercícios físicos, hábitos alimentares incorretos e a resistência à insulina.
Sempre que você come, o seu corpo libera insulina, hormônio responsável por regular o nível de glicose (açúcar, energia) no sangue. A quantidade de liberação depende do alimento ingerido. Logo, se a sua alimentação é cheia de carboidratos ruins, como frituras, massas brancas e doces, o seu corpo irá produzir mais insulina, o que gera resistência.
Conforme o artigo “Compreender o ganho de peso na menopausa”, publicado em 2012, com um maior nível de insulina no sangue, o corpo terá acúmulo de energia e calorias, o que facilita a obesidade.
Esse mesmo artigo aponta que as mulheres acima do peso durante a menopausa têm um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e metabólicas, além de impactar a saúde e a função sexual.
Como acelerar o metabolismo após os 40 anos
Saiba o que fazer para perder peso após os 40 anos com as seguintes dicas.
-
Escolha bem os alimentos
Para emagrecer, é preciso consumir menos calorias. Então invista em alimentos saudáveis e tire da sua mesa as comidas com excesso de sal e açúcar, frituras, processados e massas.
Saiba se você está consumindo muito sal clicando aqui.
Coma mais frutas e vegetais e divida o seu prato com a metade contendo frutas, cereais e fibras e a outra metade proteínas, gorduras boas e carboidratos.
-
Não pule o café da manhã
Essa é a primeira refeição do dia e a mais importante. Não é deixar de comer que fará você perder peso. Você até pode emagrecer com isso, mas para perder peso de forma saudável é preciso se alimentar bem desde cedo.
Então prepare um café da manhã nutritivo, pois é ele que dará a energia necessária ao seu corpo, além de regular o humor e a atenção.
-
Não coma muito à noite
Um lanche noturno leve e saudável não faz mal. No entanto, se é seu desejo emagrecer, saiba que você deve evitar alguns alimentos, como estimulantes, pois eles impedem que você tenha um sono agradável, o que prejudica o processo de perda de peso.
Evite chocolate, café, pimenta e comidas com farinha branca e açúcar para não atrapalhar o seu sono. Você pode comer banana, maçã, abacate, aveia, brócolis, alface, dentre outros.
-
Durma bem
Ter uma boa noite de sono está diretamente relacionada com a alimentação antes desse momento.
Durante o sono, o hormônio conhecido como melatonina é liberado em maior quantidade no organismo. Se esse hormônio estiver baixo, a pessoa tende a comer mais e acumular gordura. Logo, um local escuro e uma alimentação de qualidade são essenciais para emagrecer.
-
Coma com consciência
Para uma alimentação consciente, você precisa avaliar a real necessidade daquele alimento para a saúde de seu corpo e de sua mente. Muitas pessoas têm o hábito de comer muito sem necessidade, principalmente quando acontece algum tipo de aborrecimento que afeta a autoestima.
-
Retire alguns alimentos da sua dieta
Não consuma refrigerante e reduza a ingestão de álcool, pois ambos atrapalham o processo de emagrecimento. Também evite os outros alimentos citados no decorrer do post.
-
Reduza o estresse
A alimentação saudável está diretamente relacionada ao nosso estado de espírito e nossas emoções. Então controle o estresse para ter uma boa saúde mental e física e, dessa forma, reduzir o acúmulo de gordura corporal.
Conheça 8 estratégias simples para o alívio do estresse aqui.
-
Faça exercícios físicos
As atividades físicas são essenciais para uma boa saúde física e psicológica. Faça aeróbicos para queimar gordura e musculação para construir músculos e ganhar resistência. Assim, o seu metabolismo será mais acelerado, o que previne a obesidade e outras doenças.
-
Faça exames de rotina
É importante ir ao médico com frequência e ter o acompanhamento de um nutrólogo para saber como perder peso após os 40 anos.
Mantenha os exames em dia, principalmente da tireóide, porque a partir dos 40 anos de idade é mais fácil adquirir algum problema nessa glândula, o que, consequentemente, afeta a produção de hormônios que regulam o metabolismo.
-
Não se compare
Faça coisas que você gosta para que você fique feliz e nunca se compare com outras pessoas.
Lembre-se: você está no processo de emagrecimento por você e não para se encaixar em um padrão social.
Concluindo…
Neste post você viu o que fazer para perder peso após os 40 anos de idade e a importância de manter o seu peso ideal para evitar doenças, retardar o envelhecimento, fortalecer a autoestima e ter uma rotina diária com prazer e bem-estar.
O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Compartilhe essa informação para que mais mulheres possam conhecer Por que é tão difícil perder peso após os 40 anos e como reverter isso! Deixe seu comentário abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.
Até a próxima dica!
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.