Pele Oleosa: o que é e quais suas característica?
A pele é uma estrutura complexa constituída por camadas chamadas derme, epiderme e hipoderme que desempenham várias funções como absorção, nutrição, proteção, além de manter o equilíbrio térmico e homeostático do organismo (Azulay). Ela é um dos primeiros aspectos que se vê em uma pessoa, e sua aparência é um importante determinante da autoimagem.
Sendo considerada o maior órgão do corpo humano, com aproximadamente 16% do peso corpóreo, ela determina o limite do organismo com o meio externo.
A pele oleosa é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros e pode ter diversas causas. Com alguns cuidados especiais, mudanças no comportamento e o uso de produtos específicos, é possível obter uma pele saudável, hidratada e viçosa.
Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para que possa cuidar e tratar dela da melhor maneira possível. Cada pessoa pode ter um tipo de pele diferenciado, que age e reage de forma distinta a diferentes situações. No entanto, algumas características em comum nos possibilitam classificar a pele nos tipos mais predominantes, como a pele seca, oleosa, mista e normal.
Hoje falaremos sobre a pele oleosa: o que é, quais suas características e possíveis causas.
Índice do Conteúdo
O Que É Pele Oleosa
A pele oleosa, também chamada de lipídica ou graxa, é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que difere da pele seca em que sua produção é reduzida. Muito comum na adolescência devido as alterações hormonais.
=> Saiba Mais: Pele Seca: O Que É, Quais suas Características e possíveis Causas
Uma característica da pele oleosa é a presença de poros mais dilatados e visíveis por estarem constantemente eliminando o excesso de óleo produzido por essas glândulas.
Por essa razão, a penetração de microrganismos na pele fica facilitada, propiciando o surgimento de cravos e espinhas (acne). Além disso, o excesso de sebo favorece o aspecto brilhante da pele e sua irregularidade.
Doenças Relacionadas
Algumas doenças podem estar associadas à pele oleosa, como:
- Acne
- Rosácea
- Dermatite Seborréica
- Hiperplasia sebácea
Mas todas são passíveis de tratamento.
Pele Oleosa X Acne
A acne é caracterizada por um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, associado a presença de bactérias. Logo, quanto maior a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, como ocorre nas peles oleosas, maior a propensão ao desenvolvimento de inflamações ocasionado a acne.
Causas da Pele Oleosa
A oleosidade da pele pode ser ocasionada por fatores internos e externos, como:
1. Fatores Internos
- Desequilíbrios hormonais crônicos ou ocasionais;
- Estresse;
- Genética.
2. Fatores Externos
- Alimentação gordurosa;
- Falta de higiene (lavar o rosto com as mãos sujas);
- Falta de hidratação da pele;
- Lavar o rosto várias vezes ao dia;
- Poluição;
- Exposição à ambientes muito quentes e sem ventilação adequada;
- Exposição ao sol excessivamente sem proteção;
- Usar produtos inadequados à pele oleosa;
- Uso excessivo de maquiagem sem a sua correta retirada ao final do dia.
Características da Pele Oleosa
A pele oleosa apresenta características muito particulares como:
- Aspecto brilhante e úmido;
- Maior tendência à formação de acnes e cravos;
- Poros dilatados;
- Sensação pegajosa;
- Superfície mais espessa e com relevo irregular.
Pele Oleosa X Vitamina C
A vitamina C, também conhecida como Ácido Ascórbico, tem uma ação antioxidante que neutraliza os radicais livres e estimula a formação e síntese de colágeno, consequentemente combate o envelhecimento cutâneo. Por isso, a vitamina C ajuda a combater rugas, marcas de expressão, manchas escuras na pele, entre outros.
Além disso, a vitamina C também atua como agente anti-inflamatório, equilibrando a hidratação da pele e a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Com isso, ocorre a redução da inflamação da pele, diminuindo sua oleosidade e a presença de acnes.
Ela pode ser usada em qualquer tipo de pele, pois o ativo é hidrossolúvel. O que difere o seu uso é o veículo (textura), para não aumentar a oleosidade da pele. Os melhores veículos para a vitamina C, em peles oleosas, são os que apresentam uma textura mais leve, como os séruns ou mousses por exemplo, que garantem um toque seco.
Essa vitamina multifuncional pode ser usada como primer antes da maquiagem ou do protetor solar pela manhã.
=> Saiba Mais: 7 Alimentos para Aumentar Imunidade
Ativos Para a Pele Oleosa
Ácido salicílico
É um esfoliante químico com ação anti-inflamatória e antibacteriana. Além disso é um ótimo adstringente que atua no controle da oleosidade da pele.
Por ser um agente esfoliante, ele remove as células mortas, promove uma renovação celular e um afinamento da pele, tornando-a mais uniforme e assim, disfarçando as linhas de expressão.
Por sua ação adstringente, ele penetra os poros profundamente, desobstruindo-os, e assim diminui a inflamação e as acnes.
Lembre-se sempre de hidratar a pele e aplicar o protetor solar após o seu uso.
LHA
O LHA ou lipo-hidroxiácido é um derivado lipofílico do ácido salicílico, glicólico e láctico, mas com uma ação mais suave que esses. Indicado para peles mais sensíveis. Possui ação queratolítica, que previne a formação de cravos.
Lembre-se sempre de hidratar a pele e aplicar o protetor solar após o seu uso.
Ácido Glicólico
Induz a renovação celular, diminui a oleosidade e clareia as manchas da pele. Lembre-se sempre de hidratar a pele e aplicar o protetor solar após o seu uso.
Nicotinamida
É uma vitamina do complexo B que pode causar um leve ressecamento da pele, melhorando sua textura, além de ter ação anti-inflamatória.
Zinco
É um mineral que diminui a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Reduzindo assim a oleosidade da pele.
Itens Indispensáveis Para Pele Oleosa
- Sabonete ou Gel de limpeza;
- Esfoliante;
- Solução Micelar;
- Tônico;
- Hidratante;
- Vitamina C;
- Tratamento antiacne;
- Protetor Solar.
Concluindo
Descobrir as características da sua pele, é um passo fundamental para o correto tratamento dela. Por isso, faça acompanhamento regular com seu dermatologista.
Uma observação importante: Não existe um tipo de pele melhor ou pior do que o outro. A pele é boa ou ruim de acordo com a forma como é cuidada.
E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mulheres possam conhecer e cuidar da pele oleosa! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários para eu te responder!
Até a próxima dica! ❤️
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.