Peeling: O Que É, Quais os Tipos e Indicações

hotmart v1 250x250 - Peeling: O Que É, Quais os Tipos e IndicaçõesCom o passar dos anos, o processo de renovação celular natural da pele se torna mais demorado devido à fatores internos como, má alimentação, cigarro, bebida alcoólica, desidratação, e também fatores externos como, poluição e exposição solar. Devido a isso, às vezes, a pele pode necessitar de uma ajuda extra para acelerar esse processo de renovação celular e estimulação de colágeno. Aí que entra o peeling!

=> Saiba Mais: Tratamentos Estéticos Para Uma Pele Perfeita no Inverno

Índice do Conteúdo

Indicações do Peeling

O peeling, de maneira geral, suaviza a textura da pele removendo, de forma controlada, uma camada da pele. Com essa remoção, a pele se regenera e se renova, além de estimular a produção de colágeno, substância que dá firmeza a pele.

Portanto, eles são indicados para rejuvenescimento facial e para tratar manchas, rugas, flacidez, cicatrizes, depressões da pele, entre outros.

Existem vários tipos de peeling, que diferenciam entre si, quanto a camada que atingem da pele, e no uso ou não de produtos químicos. Veja a seguir quais os tipos de peeling e suas respectivas indicações.

Peeling Físico: Peeling Diamante e Peeling de Cristal

Luz Intensa Pulsada - Peeling: O Que É, Quais os Tipos e Indicações
Designed by Lyashenko / Freepik

Os peelings físicos incluem: cristal, diamante, ultrassom ou microdermoabrasão. Esses são considerados peelings mais superficiais, que resultam em uma esfoliação facial, sem o uso de produtos químicos, e atingem a camada mais superficial da pele.

O procedimento utiliza hidróxido de alumínio no lugar do ácido, promovendo a esfoliação e a recuperação da pele. Ele remove as células mortas, limpa e diminui a oleosidade da pele facial. E também, previne rugas e espinhas.

Indicação 

São indicados para uma renovação da pele facial e prevenção de rugas e para tratamento de cravos e estrias. É um procedimento indolor.

=> Saiba Mais: Depilação a Laser: O que É, Como é Feita e Indicações

Peeling Químico

1. Peeling Superficial

Peeling Facial - Peeling: O Que É, Quais os Tipos e Indicações
Designed by freepic.diller / Freepik

É o tipo mais leve de peeling com uso de produtos químicos para sua ação. Pode ser aplicado em qualquer tipo de pele.

No procedimento são usados ácidos na face, como glicólico ou salicílico, que podem ser facilmente neutralizados com água. O ácido atua removendo uma camada fina, da região mais superficial da pele, chamada epiderme, resultando em uma uniformização da pele, estimulação da formação de colágeno e uma melhora da hidratação da pele.

Geralmente os peeling superficiais são feitos em séries. E a descamação costuma ser fina ou pouco visível.

Indicação

É indicado para o tratamento de rugas suaves, linhas finas, cicatrizes de acne leve e manchas pouco acentuadas.

2. Peeling Médio

Peeling Medio Facial - Peeling: O Que É, Quais os Tipos e Indicações
revistacelebrity

É um procedimento mais forte que o superficial. Ele também atua na epiderme, mas de forma mais agressiva, destruindo e esfoliando quase que toda essa camada. Para isso, utiliza-se ácidos como, retinóico, tricloroacético, solução de jessner, entre outros.

Geralmente costuma ser uma aplicação única e o procedimento faz com que a pele tenha uma descamação mais intensa e seja, aos poucos, substituída por uma nova camada, estimulando também a formação de colágeno.

Além da descamação, há o processo de cicatrização da pele, por isso o tempo de recuperação é maior.

É um procedimento um pouco mais doloroso que os peelings superficiais, mas na maioria das vezes sem a necessidade de anestésicos. Compressas frias e ventiladores já ajudam bastante a amenizar a sensação de ardor.

Efeitos colaterais: Pele sensível, e edemaciada com leve prurido.

Indicação

É indicado para linhas de expressão, rugas finas e médias, diminuição dos poros, flacidez, manchas faciais superficiais e rejuvenescimento facial.

Os resultados irão depender do preparo da pele antes do peeling, e da indicação do mesmo.

=> Saiba Mais: 8 Cuidados com a Sua Pele Para Mantê-la Protegida, Bonita e Saudável no Inverno

3. Peeling Profundo

Retarda o Envelhecimento - Peeling: O Que É, Quais os Tipos e Indicações
Designed by benzoix / Freepik

É um procedimento mais intenso que o peeling médio e atua na camada mais profunda da pele, a derme. Faz uso de ácidos, mais fortes, como o fenol.

Ideal para aplicação em peles mais claras e apenas na face. Não é realizado em peles mais escuras, pois o procedimento pode branquear a pele.

O peeling profundo é mais agressivo, causando queimaduras na pele, sendo assim, são mais dolorosos havendo, na maioria das vezes, necessidade de anestésicos, sedação e analgésicos.

O procedimento também faz uma descamação da pele, para uma renovação celular mais profunda, com resultados mais intensos e duradouros.

Geralmente os peeling profundos requerem um tempo maior de recuperação e a área fica muito mais sensível, edemaciada, avermelhada e até com feridas.

Nesse tratamento há uma maior preocupação com os cuidados após o procedimento devido ao maior risco de infecções e complicações. Por isso, siga à risca as orientações do médico que realizou o procedimento.

                                                                                                                               CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se voce é esteticista não perca essa oportunidade de Lucrar Mais! Amplie seus conhecimentos estéticos, fidelize e conquiste novos clientes !! CLIQUE AQUI!

Indicação

É indicado para cicatrizes mais profundas, rugas acentuadas, queimaduras, flacidez intensa, pigmentações mais pronunciadas e de longo prazo.

Os resultados irão depender do preparo da pele antes do peeling, e da indicação do mesmo.

Com uma sessão apenas, já é possível ver ótimos resultados na pele.

=> Saiba Mais: o Único Produto Que Não Pode Faltar na sua Necessaire

Cuidados Após o Peeling

O sucesso desse tratamento depende muito dos cuidados corretos pós procedimento, para evitar manchas e irritações, pois a pele estará muito fragilizada e sensível.

Os cuidados específicos variam de acordo com o peeling realizado. Um dos cuidados mais importantes é a não exposição direta ao sol por um tempo determinado, dependendo do peeling realizado. E também a aplicação de protetor solar a cada 3 horas. O uso de um bom hidrante é essencial.

Caso forme na pele “casquinhas” marrons, ou a descamação da pele, é muito importante não retirá-las, deixe que elas saiam naturalmente.

Além de todos os outros cuidados e orientações que o seu médico, o profissional que realizou o procedimento, indicar. Pode-se também fazer uso de produtos calmantes e cicatrizantes.

Os peeling geralmente são feitos em sessões, sendo que o número de sessões ideal, irá variar de pessoa pra pessoa, e irá depender dos resultados obtidos na primeira sessão e do resultado esperado. O médico que realizará seu procedimento irá informar quantas sessões serão necessárias.

OBS: Se você se interessou por algum desses procedimentos agende uma consulta com seu médico dermatologista para uma boa avaliação da sua pele, e decidir qual o melhor tratamento para o seu caso. Ele também irá orientar você, sobre as indicações, contraindicações e possíveis complicações.

Essa análise ajuda a otimizar os resultados e evitar complicações. E siga à risca as orientações de antes e após o procedimento.

 

E aí, gostou dessas dicas? Então compartilhe com suas amigas, para todas ficarem ainda mais lindas!

Ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui nos comentários!

 

Até a próxima dica!

 

*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.