Com a correria do dia a dia, os compromissos, o trabalho, a família e a falta de tempo para fazer tudo isso, o corpo fica muito tenso, e na hora de deitar, ele não consegue se desligar. Parece que uma avalanche de informações está passando pela nossa cabeça e não conseguimos relaxar. E aí estamos diante da insônia. Se você está tendo problemas com o sono, vou te mostrar uma técnica de meditação para relaxar e dormir bem.
=> Saiba Mais: Meditação para iniciantes: 10 Dicas para Começar Hoje Mesmo!
Índice do Conteúdo
Porque Não Relaxamos
Comportamentos repetidos ao longo do tempo como padrões de pensamento e emoção, fazem com que um hábito crie circunstâncias para se perpetuar. Ou seja, se você sempre está estressada, a tendência é que você sempre seja estressada.
Todas as nossas escolhas, conscientes ou não, os nossos comportamentos, adequados ou não, e todas as posturas que adotamos, sejam físicas ou emocionais, são registrados em nosso corpo. Más escolhas levam a piores resultados, e boas escolhas à melhores resultados.
Quando passamos por situações de estresse por muito tempo, vários sintomas se manifestam, como irritação, incômodo, tensão muscular e mal-estar, causando cansaço físico e mental. Esse conjunto de sintomas acaba por prejudicar nossa saúde e o nosso sono.
Relaxe!
Precisamos achar um equilíbrio entre a nossa saúde física, emocional, mental e espiritual. Por isso, devemos melhorar nossos comportamentos, emoções e dar prioridade aos momentos de lazer, exercícios físicos e a um relaxamento mental.
Para termos um bom dia, com muita energia, disposição e felicidade, primeiro precisamos ter uma ótima noite de sono! E o sono saudável não tem a ver com a quantidade de horas dormidas, mas sim com a qualidade do descanso.
E algumas técnicas de concentração e respiração podem te ajudar a dormir melhor.
=> Saiba Mais: Meditação Pode Retardar o Envelhecimento e Manter o Cérebro Jovem
Liberar a Tensão ao Longo do Dia
Antes da técnica em si, você precisa dar “forças” ao seu corpo, e propiciar momentos ao longo do dia para que ele relaxe e libere o estresse.
Primeiro: Pratique uma atividade física!
Toda a tensão que acumulamos ao longo do dia, precisa ser liberada, caso contrário, ela ficará acumulada nos músculos, não deixando você relaxar. Portanto, faça diariamente uma atividade física para ajudar o seu corpo a se recuperar.
Segundo: Tenha uma alimentação saudável e equilibrada ao longo do dia!
Priorize frutas, verduras, legumes, grãos integrais e água. Assim, você terá ingerido uma diversidade de nutrientes, incluindo vitaminas e minerais, e fornecerá mais energia e disposição ao seu corpo. Além de fortalecer seu sistema imunológico, aumentar a saciedade e melhor a digestão.
Terceiro: Acalme seu corpo antes de dormir!
Evite estímulos à noite, por pelo menos 2 horas antes de dormir. Ou seja, desligue a TV, o computador, o celular, e troque por um bom livro, ou uma música suave.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Descubra como Acalmar a Mente e Reduzir Drasticamente a Ansiedade e o Estresse! Sua Oportunidade de Iniciar a Meditação Agora! CLIQUE AQUI!
Benefícios da Meditação para Dormir
A meditação é uma prática de autorregulação e integração do corpo, mente e mundo externo, com técnicas que treinam o controle da atenção e foco. Esse foco pode ser: a própria respiração, um mantra, uma imagem, ou algo pessoal.
Após ter seu foco estabelecido, tenha um objetivo para praticar a meditação, seja para relaxamento, melhora da atenção, um autoconhecimento ou, no nosso caso, para melhorar o sono.
Após pouco tempo da prática regular da meditação, você consegue perceber seus benefícios sobre o corpo e a mente como, menos estresse, mais calma, maior concentração e também maior poder de decisão.
=> Saiba Mais: Benefícios da Meditação Para Sua Saúde
Passo a Passo da Meditação Para Dormir
Preparando o terreno para um sono tranquilo. Inicie esse passo a passo todas as noites antes de dormir, para aos poucos, você conseguir controlar seu corpo e sua mente, e enfim, ter a qualidade de sono que tanto aspira.
- Deite confortavelmente na sua cama, como se estivesse pronta para dormir, e apague as luzes;
- Foque sua atenção para o seu corpo, perceba a sensação do contato do seu corpo com a superfície embaixo de você;
- Antes de fechar os olhos, observe sua respiração. Inspire profundamente pelo nariz, encha os pulmões e segure por 5 segundos, e expire lentamente pela boca. Repita esse processo até se sentir mais relaxada, mas pelo menos por 5 minutos. Se a sua atenção vagar para outros lugares, volte a focar na sua respiração.
- Após, feche os olhos e mentalize tudo o que ocorreu no seu dia, de maneira superficial, desde a hora que você acordou até o momento em que se encontra;
- Em seguida, você irá mentalizar cada parte do seu corpo para se “desligar”, começando pelos pés e subindo pelo corpo, até chegar a cabeça. Ex: Dedos dos pés, desliga; pé direito desliga, pé esquerdo desliga, e assim sucessivamente;
- Após relaxar todo o corpo; comece a prestar atenção novamente na sua respiração, ao inspirar perceba os pulmões se expandindo devagar, e comece uma contagem mentalmente: inspire, expire 1 ; inspire, expire 2, e assim por diante. Em pouco tempo você estará dormindo e o mais importante, terá uma noite de sono tranquila e com qualidade.
Essa técnica de meditação cria mudanças fisiológicas no corpo como, diminuição da pressão arterial, da pulsação do coração e dos hormônios do estresse, semelhante ao que ocorre nas primeiras horas do sono. Por isso, ela é tão eficaz.
Na primeira vez em que você praticar a meditação para dormir, talvez você não consiga ficar totalmente relaxada, mas com a prática diária se tornará mais fácil. E a cada dia que passa você irá notar os resultados e se sentirá cada vez mais motivada.
Concluindo
No desenvolvimento do hábito de relaxar, qualquer esforço ou cobrança não são bem-vindos. É preciso apenas colocar consciência, estar presente, atento ao corpo, e se entregar ao momento.
Tenha um compromisso diário com o seu bem-estar, com a sua saúde, com o seu sono, com você mesma, e dedique o maior tempo possível para esse momento de relaxamento. Não torne uma obrigação, mas sim uma intenção de cuidar de si.
E aí, gostou dessas dicas? Então, compartilhe com suas amigas para que elas também possam dormir melhor!
Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários!
Até a próxima dica!
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.