Leia com atenção o pensamento abaixo:
“Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse: não muitos dias seguidos. Sabia que precisava mudar algo.” Steve Jobs
Se esse pensamento também é verdade para você, então está na hora de rever seus objetivos….. E que tal começar pelo empreendedorismo?
Índice do Conteúdo
Afinal, o que é Empreender?
Empreender é a arte de tornar uma ideia em realidade e em algo lucrativo. O empreendedorismo no Brasil está cada vez mais em alta.
De acordo com dados da PNAD, existem hoje mais de 45 milhões de empreendedores e com perspectiva de crescimento nos próximos anos.
Não existe fórmula mágica para gerar ideias de novos negócios. Você não vai dormir um dia uma pessoa “normal” e acorda empreendedora em outro.
O segredo é não ter medo e estar aberta para muitas ideias e sonhar grande, para enfim chegar a UMA boa ideia!
Para empreender é preciso ter confiança em você e no seu negócio e estar pronta para enfrentar os obstáculos que irão surgir. É preciso reconhecer que o seu futuro só depende de você, dos seus esforços, das suas atitudes e do seu empenho.
Empreendedorismo Feminino, existe?
Ocorreu em Paris, uma feira tecnológica chamada VivaTechnology, onde foi amplamente divulgado que, atualmente não é possível prosperar sem a força do trabalho feminino.
Ao contrário do que ocorreu na década de 70, em que as mulheres saíram de casa para entrar no mercado de trabalho, hoje as mulheres estão voltando para suas casas, mas como donas de seu próprio negócio.
Houve um aumento de mais de 50% no número de empreendedoras digitais, ou seja, que passaram a usar mídias sociais para levantar os negócios. Mulheres são uma mistura de beleza, competência e multitarefas!
Vamos empreender agora! A seguir vou dar 10 Dicas Para Escolher Seu Nicho e 9 Dicas Para seu Negócio Dar Certo!
Empreendedorismo Individual – Qual mercado/nicho atuar? Por onde começar?
Leve em consideração alguns fatores como:
- Seus interesses, suas paixões, habilidades ou hobbies;
- Seu conhecimento sobre problemas específicos que agregam valor;
- Conheça o seu público;
- Conheça o tamanho e demanda dos mercados;
- Quais necessidades não estão sendo supridas no mercado;
- Coloque no papel todas as ideias que tiver;
- Discuta essas ideias com outras pessoas, para avaliar um possível potencial;
- Se conecte com o futuro e veja quais possíveis tendências podem ser esperadas;
- Mantenha-se sempre atualizada;
- Observe outros negócios que já existem e que podem ser melhor executados por você;
Lembre-se Steve Jobs disse: “Nós nunca tivemos vergonha em roubar ótimas ideias”.
Escolhi um Mercado/Nicho e Agora?
Mantenha o Foco
No empreendedorismo você tem que manter o foco em sua meta. Todos os dias de um passo a mais para alcançar seu objetivo.
“Foco é dizer não. Você precisa selecionar cuidadosamente” Steve Jobs.
Pense Grande Mas Comece Pequeno
A ideia pode ser a mais brilhante, mas é preciso enquadrá-la à sua realidade. Monte estratégias realistas e investimentos palpáveis para que a ideia sobreviva e ganhe força.
Além de minimizar os riscos, começar fazendo o mínimo de investimento é fundamental para pensar naquilo que realmente importa.
Seja Persistente
Nada cairá do céu. O empreendedorismo não é fácil, mas com persistência e força de vontade as chances de você conseguir seus objetivos são grandes.
Em algum momento você irá errar e outras pessoas ao seu redor também irão. Nessa hora mantenha a calma, analise e aprenda com a situação para que não ocorra novamente.
“Encarar o erro como um resultado que aponta uma nova direção” Steve Jobs.
Amplie seus Contatos
Troque ideias com outras pessoas que entendam do assunto, com outros empreendedores de sucesso e conheça novas pessoas.
Todo profissional passará dicas valiosas sobre o dia a dia da empresa, gestão, desafios, custos, faturamento, funcionários, por exemplo. E essas pessoas podem ser um meio de divulgação para seu negócio também.
Estude
O empreendedorismo necessita renovação constante por isso participe de eventos, palestras, fóruns, treinamentos e cursos na sua área ou não, para aprimoramentos e descobertas novas.
Estude sobre o negócio, gestão e o mercado que está inserido.
Conhecimento é tudo!
Consultoria Especializada
Se for possível, mantenha uma consultoria especializada na sua área, hoje existem cursos online gratuitos e pagos com ensinamentos indispensáveis sobre abertura de empresa, orientações técnicas e burocráticas.
O Sebrae é um exemplo. Vale a pena dar uma olhada!
Explore o Mercado
Entenda o que outras pessoas que começaram o mesmo tipo de negócio fizeram. Pessoas que estão há mais tempo no mercado podem ajudá-la a não cometer os mesmos erros que talvez elas possam ter cometido.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Quer Aumentar as vendas do seu negócio online?
Com a automação de Marketing Digital você Consegue! CLIQUE AQUI!
Organização e Planejamento
Sempre tenha organização e planejamento! Agora você é a gestora do seu negócio. Esteja atenta a cada gasto realizado, siga à risca o que foi planejado, faça mais de um orçamento.
Anote tudo em planilhas bem estruturadas para um melhor controle.
Use e Abuse do Marketing Digital
O marketing digital é rápido e eficiente com ferramentas bem elaboradas de feedback, de divulgação do seu negócio e para novas ideias.
O início da jornada de uma empreendedora pode ser solitária, com muitas horas de trabalho em casa, ou fora, e pouco descanso. Não desanime!
Este trabalhado será compensado, afinal você está construindo seu negócio/marca do zero, e posteriormente renderá ótimos frutos!
Termine com esse pensamento:
“Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama. Se você ainda não encontrou, continue procurando”. Steve Jobs
Lembrem-se: Não espere a oportunidade chegar, corra atrás dela! Melhor que uma boa ideia, é uma boa execução dela!
Até a próxima dica! ♥