Quando o frio chega, é sempre a mesma história, tosse, espirros, coriza, mal estar, dor no corpo. As famosas doenças respiratórias do inverno atacam.
No início do outono e no inverno, muitas pessoas começam a sofrer com as mudanças bruscas de temperatura e com a alta concentração de poluentes na atmosfera, devido ao tempo seco e a baixa umidade do ar.
Além disso, à exposição ao ar condicionado e uma maior permanência em ambientes internos e fechados com aglomeração de pessoas, favorece a propagação dos vírus e bactérias, aumentando a incidência das doenças respiratórias.
Também no inverno, as pessoas tendem a se alimentar de uma maneira menos saudável e são mais sedentárias, o que diminui os mecanismos de defesa do organismo, que aliado à maior circulação do vírus da gripe e do resfriado, favorece o aparecimento de afecções respiratórias como sinusite, rinite, bronquite, asma, gripes, otites e amigdalite.
Venha comigo que nesse artigo vou te mostrar como você e sua família podem se prevenir das doenças respiratórias do inverno.
Índice do Conteúdo
Dados Epidemiológicos Das Doenças Respiratórias no Inverno
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população mundial é acometida por alergias e processos infecciosos respiratórios. E durante os meses de maio a agosto há um aumento desses casos de acordo com dados do Datasus.
Uma boa notícia é que, um estudo realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, que analisou o perfil da morbimortalidade decorrente de doenças respiratórias crônicas no Brasil, num período de 10 anos, mostrou uma redução significativa da taxa de internação hospitalar de 44% e de mortalidade de 3%.
Mecanismo de Ação
O ar frio por si só já é um irritante das vias aéreas, piorando os sintomas alérgicos, como tosse, coriza, falta de ar e espirros.
Nos dias mais frios e secos o sistema respiratório perde água e calor, e há também a redução da produção de muco pelas glândulas das vias aéreas. Esse muco é composto por enzimas e anticorpos que é levado da via aérea inferior para a via aérea superior, e com a sua redução, as vias aéreas ficam mais ressecadas e susceptíveis a doenças.
=> Saiba Mais: 8 Cuidados com a Sua Pele para Mantê-La-la Protegida, Bonita e Saudável no Inverno
Como Evitar as Doenças Respiratórias do Inverno
Algumas mudanças simples na rotina do dia a dia, são eficazes para te ajudar a manter-se livre das doenças respiratórias indesejáveis e reforçar sua imunidade.
Quem já tem uma saúde respiratória debilitada, como idosos e crianças deve redobrar esses cuidados.
1. Hidratação
Beba muita água e sucos naturais para evitar o ressecamento das vias aéreas superiores.
=> Saiba Mais: 11 Incríveis Benefícios à Sua Saúde com Apenas 1 Ingrediente: Água!
2. Umidificação do ar
Mantenha a umidade relativa do ar acima de 50%. Utilize umidificadores por 2 horas (antes de deitar) ou baldes com água para manter uma umidade correta. Atenção: umidade muito alta também é prejudicial!
3. Respire ar puro
Evitar aglomerações de pessoas e locais muito fechados ou com ar condicionado. Esses locais são grandes disseminadores de vírus e bactérias. Prefira sempre locais e ambientes arejados.
Evite também se expor em ambientes que contenham pessoas gripadas ou resfriadas, e ambientes com muita poeira ou fumaça.
4. Respire pelo nariz
Mantenha a respiração pelo nariz e não pela boca, para melhor filtração e aquecimento do ar. Lave o nariz com frequência e umidifique-o com soro fisiológico sempre que puder.
5. Alimentação saudável
Mantenha uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes para preservar o metabolismo e repor vitaminas e minerais necessários para reforçar o sistema imunológico. Opte também por sopas/caldos de legumes e verduras.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
QUER APRENDER AS MELHORES RECEITAS DE MARMITAS SAUDÁVEIS?
6. Exercícios físicos
Mantenha seus exercícios físicos regularmente. Não deixe a preguiça te pegar.
7. Evite os ácaros
- Limpeza das roupas: Lave roupas e cobertores de lã que estão guardados há muito tempo, antes de usá-los, pois são grandes acumuladores de ácaros.
- Limpeza dos ambientes: Mantenha cômodos, tapetes, carpetes e cortinas limpos para evitar proliferação dos agentes infecciosos. Pois esses itens tendem a acumular muita poeira.
Cuidado: Sempre após varrer a casa, passe um pano úmido para não espalhar muito a poeira.
8. Lave as mãos
Lavar as mãos frequentemente e principalmente ao chegar da rua. Evite também levar à mão aos olhos, boca e nariz, pois os vírus são transmitidos, indiretamente, por meio das mãos.
9. Mantenha sua casa arejada
Em dias mais ensolarados, deixe sua casa arejada, abra a janela para renovar o ar e eliminar bactérias e vírus.
Sinais e Sintomas das Doenças Respiratórias do Inverno
Alguns sinais e sintomas possíveis das doenças respiratórias são:
- Tosse
- Coriza
- Espirros
- Obstrução nasal
- Expectoração
- Falta de ar
- Chiados e dor no peito
- Mal-estar geral
- Falta de apetite
- Febre
- Calafrios
- Sudorese
- Dor muscular
- Dor de cabeça
Última dica: mantenha sua carteira de vacinação em dia! Informe-se com seu médico de confiança quais vacinas estão indicadas para você para a prevenção de algumas infecções respiratórias, como por exemplo, da gripe e da pneumonia.
Concluindo
Para ficar longe das doenças respiratórias do inverno, cuide da limpeza e organização da sua casa, não fique em ambientes com aglomeração de pessoas ou em ambientes fechados, evite lugares com ar condicionado, lave as mãos frequentemente, evite fumaças, tome muita água e tenha uma alimentação saudável.
E aí, essas dicas foram úteis para você? Então, comenta aqui embaixo o que achou e compartilha com mais pessoas, assim todas poderão se prevenir das indesejadas doenças respiratórias do inverno!
Até a próxima dica! ♥
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.