Você sabe como ter uma vida saudável sem estresse? Aposto que é uma tarefa bem difícil, não é mesmo? Quem nunca acordou com o famigerado pé esquerdo ou em um dia que tudo simplesmente gerava muita irritação? É de suma importância conhecer os malefícios do estresse para entender como aliviá-lo e até mesmo achar artifícios que tragam para você a sensação de relaxamento. Por isso, no artigo de hoje vamos conhecer algumas estratégias simples para o alívio do estresse!
Vamos começar do início então!
Índice do Conteúdo
Você sabe o que é o estresse?
Bom, o estresse é, basicamente, uma reação natural do nosso organismo. Ele se manifesta para nos colocar em estado de alerta em situações que apresentam ameaças e perigos. Sua consequência são alterações emocionais e até mesmo físicas.
Por que o estresse é tão maléfico ao nosso organismo?
O hormônio do estresse é chamado de cortisol. Pois bem, ele surge naturalmente em momentos de tensão, assim como a adrenalina. O seu aumento interfere na frequência cardíaca, no nível de açúcar e insulina no corpo. Mas o que isso causa, afinal?
A longo prazo o estresse contínuo, ou seja, a liberação em excesso do cortisol, causa inúmeros malefícios para nós! Por exemplo, pode surgir a obesidade, a hipertensão, o diabetes, insônia, dores musculares, queda de cabelo e assim por diante!
Você imaginava que o estresse era tão prejudicial assim?
De qualquer forma, agora que você sabe o porquê dele ser tão negativo, vamos ver maneiras de aliviar o estresse e até mesmo encontrar artifícios para evitar esses momentos de tensão?
=> Saiba Mais: Meditação pode retardar o envelhecimento
Como posso aliviar o estresse de maneira simples?
-
Pratique exercícios físicos
Sim! Praticar exercícios é um artifício ideal já que essa prática diminui a quantidade de cortisol que temos em nosso corpo. O cortisol é um hormônio que tem ligação com o estresse, então “colocá-lo para fora” acaba sendo de fato muito benéfico. Não podemos esquecer da endorfina também: ela promove bem-estar e relaxamento.
Os exercícios podem corresponder tanto a algumas voltas no quarteirão de onde você mora quanto correr numa praça, na rua ou ir à academia. E cuidado! Evite exercícios competitivos para não aumentar o estresse.
-
Descanse!
A exaustão pode aumentar o risco do estresse e pode desencadear até mesmo uma ansiedade. Depois daquele dia cheio, seja de trabalho, faculdade, escola, cuidado com as crianças ou longos trajetos de transporte público, precisamos repousar um pouco e descansar não só o nosso corpo, mas também a nossa mente.
O cansaço emocional e psicológico pesa bastante, de modo que é importante pararmos um pouco.
-
Alimente-se bem
Alguns alimentos podem dar a sensação de bem-estar, melhorar o nosso sistema nervoso e diminuir todo aquele estresse que estamos sentindo. Podemos citar alguns, como alimentos ricos em ômega 3, como peixes (salmão, por exemplo), sementes de chia, banana, amendoim, nozes e assim por diante!
Diminua os níveis de cafeína e também de tabagismo, pois eles aumentam a pressão arterial e a frequência cardíaca.
=> Saiba Mais: 7 Alimentos indispensáveis para aumentar a imunidade
-
Terapia
A terapia é ideal até mesmo para quem rotula como se não precisasse. É ótimo ter algum profissional da área para trazer assuntos importantes, conflitos ou o que mais a pessoa achar necessário.
Você sabia que na terapia existem técnicas de relaxamento? Pois é, elas podem ser ideais caso você esteja tendo problemas com estresse, por exemplo. Você pode até mesmo procurar exercícios de meditação.
Procure qual tipo de profissional é o mais ideal para o que você precisa e se identifica e também quais formas de meditação você pode praticar!
=> Saiba Mais: Os Benefícios da Meditação
-
O que está te causando estresse? Você consegue entender e reconhecer?
É de suma importância entender o que está te causando esta reação exacerbada. Procure identificar o que, quem, quais situações e quais acontecimentos deixam você tão nervoso.
Caso você consiga evitar essas situações, este é o caminho. Mas, caso contrário, você deve aprender a lidar com isso.
-
Respiração
Aprenda a controlar a sua respiração e mantê-la em equilíbrio. Dessa forma, você conseguirá relaxar de maneira rápida, o que pode ser muito efetivo na maioria das vezes.
Você já parou e tentou fazer esse exercício de respiração? Caso nunca tenha feito, pare por um instante e respire fundo, conte até 3 enquanto segura a respiração, solte o ar, conte até 3 depois que o ar sair, repita mais algumas vezes esse exercício e veja como você se sente!
-
Lazer
Parar um pouco e fugir da nossa rotina é muito agradável, não é mesmo?
Pegue um tempo para fazer simplesmente o que você gosta! Seja andar de bicicleta e encontrar lugares novos, andar de skate com os amigos e amigas, ouvir música, dançar ou realizar qualquer outra atividade que te faça feliz!
Rir, dar gargalhadas e estar em boa companhia é muito importante para a sua saúde mental! Além disso, não se esqueça de guardar um tempo para você e descansar!
-
Seja organizada
Manter a organização em dia pode diminuir o seu estresse. Muitas vezes, já chegamos estressadas em casa do trabalho ou de outra atividade e ao vermos que o nosso espaço está desorganizado nos sentimos ainda mais estressadas. Sendo assim, mantenha a organização em dia e realize as tarefas gradualmente se necessário.
Conclusão
Vimos que o estresse é uma reação natural do corpo e que surge principalmente em momentos de tensão. Além disso, ele é causador de diversos sintomas prejudiciais para a nossa saúde.
Por isso, procure identificar e encontrar artifícios para aliviar o estresse e ter uma vida mais saudável.
Falamos sobre várias alternativas para isso, como a prática de exercícios físicos, já que, com isso, o nível do cortisol diminui e o da endorfina aumenta! Não se esqueça também de se alimentar de forma adequada, ter momentos de descanso depois de um dia cansativo e ter uma boa noite de sono.
O que você achou das nossas estratégias? Adoraríamos saber! Você gostaria de dar alguma outra ideia? Compartilhe essa informação para que mais mulheres possam conhecer 8 Estratégias Simples Para o Alívio do Estresse! Deixe seu comentário abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.
Até a próxima dica!
*O conteúdo do site Desafios da Mulher Moderna, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mulheres, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Desafios da Mulher Moderna não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.